No próximo dia 21 de abril, Alcobaça viverá mais uma vez a emoção e a fé da tradicional Festa de São Benedito, conhecida como a Páscoa dos Negros. A celebração, que ocorre anualmente na segunda-feira da Oitava da Páscoa, é marcada por uma programação vibrante, cheia de símbolos da religiosidade popular e da cultura afro-brasileira.
Logo nas primeiras horas do dia, a cidade será despertada pela alvorada festiva com queima de fogos e cânticos da Marujada de São Benedito – manifestação cultural que, com seus pandeiros, violas e devoção, percorre as ruas visitando casas e animando fiéis. Às 9h, será celebrada a Missa Solene na Matriz de São Bernardo, e às 16h, a Procissão tomará as ruas, encerrando o dia de homenagens ao santo.
Este ano, a festa ganha um significado ainda mais especial. Além de integrar as comemorações do Jubileu da Esperança da Igreja Católica – que celebra os 2025 anos do nascimento de Cristo –, marca também os 500 anos do nascimento de São Benedito, o Negro, padroeiro dos cozinheiros, dos pobres e humildes, e co-padroeiro da cidade de Alcobaça.
Para o mestre Joãozinho Batista, representante da Marujada, “celebrar São Benedito é reforçar nossos laços de fé e devoção. O povo alcobacense tem um carinho profundo por ele, que representa nossa identidade e resistência”.
O secretário municipal de Cultura, André Dias, destaca a importância de manter vivas essas tradições: “O poder público tem o compromisso de preservar e valorizar as manifestações culturais da nossa terra, e a Festa de São Benedito é uma das mais significativas para o nosso povo”.
Já o diretor de Cultura e também marujo, Romário Santos, lembra que a Marujada é símbolo da resistência negra e da fé popular. “É uma expressão genuína do nosso povo e tem ganhado cada vez mais força e reconhecimento”, afirma.
A programação é aberta ao público e promete emocionar moradores e visitantes. Uma verdadeira celebração de fé, cultura e ancestralidade que reafirma a força das tradições em Alcobaça.
Vale a pena conferir!