Delcarlos Silva Costa - acusado
Foi preso na última quarta-feira, 30 de abril, no distrito de Lavras, zona rural de Mercês, em Minas Gerais, Delcarlos Silva Costa, conhecido como “Dedeu”. Ele é acusado de assassinar o adolescente Breno Porto dos Santos, de 17 anos, na cidade do Prado, extremo sul da Bahia.
O crime ocorreu na manhã do dia 2 de julho de 2022, na Rua Pará, bairro São Brás. Segundo informações da polícia, o adolescente foi surpreendido por Dedeu, que invadiu sua residência e efetuou um disparo de espingarda na região da cabeça. Breno estava no quintal de casa, ele chegou a ser socorrido para a UPA, mas não resistiu ao ferimento.
Após o homicídio, a polícia conseguiu identificar o autor com a ajuda de uma testemunha. Desde então, Delcarlos era considerado foragido da Justiça.
Breno Porto dos Santos - vítima
A prisão foi resultado de uma operação da Polícia Militar de Minas Gerais, que recebeu denúncia anônima indicando que o suspeito estaria escondido na região de Lavras. Durante patrulhamento, os policiais localizaram Dedeu pilotando uma motocicleta com o número do chassi adulterado. Na abordagem, foram encontrados pólvora, espoletas e uma identidade falsa.
O suspeito alegou utilizar o material para caça e admitiu ter uma arma caseira em sua casa. Com autorização da esposa, os policiais realizaram buscas e apreenderam uma arma tipo chumbeira. Em uma inspeção mais detalhada, encontraram ainda um trabuco, cartucho calibre 32 deflagrado, peças de armas e tubos usados na fabricação de armamentos escondidos no forro de PVC.
Inicialmente, ele tentou enganar os policiais usando um nome falso, mas sua esposa entregou uma certidão de nascimento com sua verdadeira identidade. A Polícia Civil da Bahia confirmou a existência de um mandado de prisão em aberto por homicídio.
Delcarlos está preso e deverá responder por diversos crimes: homicídio, posse ilegal de arma de fogo, falsidade ideológica, adulteração de sinal identificador de veículo e por estar foragido da Justiça. Ele será transferido para o presídio de Teixeira de Freitas, onde ficará à disposição da Justiça baiana.