A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), em parceria com uma série de entidades ligadas à agricultura, indústria e à formação e qualificação de mão de obra, acaba de lançar o programa‘Mais Árvores – Bahia’. O programa tem como base o ‘Programa Mais Árvores’ (da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/CNA) que busca incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas comerciais para usos múltiplos com tecnologia aplicada.
"Este programa alcança vários objetivos: o programaABC (Agricultura de Baixo Carbono), osistemaIntegraçãoLavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), complementa o programa Madeira Legal (Sinduscon/SP) e contribui com uma demanda nacional que é a integração e a valorização do PME produtor e processador de madeira plantada”, explica Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.
O programa ‘Mais Árvores – Bahia’ será aplicado em quatro polos na Bahia - Litoral Norte, Sul, Sudoeste e Oeste – com duas vertentes. OProjeto Indústria(conduzido pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia/Moveba e pela Fieb/Senai) visasensibilizar o público-alvo e formar uma cadeia produtiva estruturada e consolidada nas regiões, através doprocessamento industrial para uso múltiplo da madeira plantada. Já oProjeto Produção(liderado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia/Faeb e pela CNA) prevê a aplicação imediata do ‘Programa Mais Árvores’.
Regionais
Ambos projetos do ‘Mais Árvores – Bahia’, contarão com a coordenação local das entidades regionais que agregam os silvicultores:Aspex(Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul Bahia),Assosil(Associação dos Silvicultores do Sudoeste da Bahia),Sineflor(Sindicato das Empresas Florestais da Bahia que atua no Litoral Norte), eAiba(Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, no Oeste).
Projeto Indústria – workshop em Teixeira de Freitas (BA) em 18 de março
O Projeto Indústria inclui um plano de trabalho inicial a ser realizado em18 e 19 de março, em Teixeira de Freitas (BA).Faz parte oworkshop "Madeira para uso múltiplo – integração de pequenos produtores e processadores”,a visita técnica à Amesul (Associação dos Moveleiros e Artefatos de Madeiras do Extremo Sul da Bahia), à Lyptus e a reunião no Fórum Florestal do Sul e do Extremo Sul da Bahia.
O workshop será realizado em 18 de março, a partir das 8h, no auditório do Parque de Exposições de Teixeira de Freitas (durante a Festa da Melancia). Inclui palestras sobre: demanda por madeira com usos múltiplos; indústria de madeira na Bahia; formação de mão de obra; organização do setor de artesanato; desdobramento industrial do eucalipto; apresentação do pólo moveleiro eexperiência Amesul; demanda de peças e partes de madeira na construção civil; empreendedorismo no segmento de madeira; lei geral e incentivos para inovar; certificação, identificação geográfica e internacionalização; e oportunidade de negócios na Bahia. No final, será feito um levantamento de demandas e plano de ação a longo prazo.
PROGRAMAÇÃO WORKSHOP - 18.03.15
08h00 -Abertura
08h05 - Demanda por Madeira com Usos Múltiplos – Wilson Andrade/ABAF
08h25 - Indústria de Madeira – Fernando Barreto/MOVEBA
08h50 - Formação de Mão de Obra – Djalma Henrique Jr./SENAI
09h05 - Organização do Setor de Artesanato – Oscar Artaza/Fórum Florestal da Bahia
09h30 - Desdobramento Industrial do Eucalipto – Nicholas Petter Rogers/Lyptus
10h00 -Apresentação do Pólo Moveleiro - Amanda Gomes e Luiz del Corral (SUDIC) /Experiência AMESUL - Pedro de Jesus
10h20 - Levantamento de Demandas
12h00 – Intervalo para Almoço
14h00 - Demanda de Peças e Partes de Madeira na Construção Civil - SINDUSCON - ACOMAC
14h30 - Empreendedorismo no Segmento de Madeira – SEBRAE
14h50 - Lei Geral e Incentivos para Inovar – Fábio Teixeira/Fórum Regional MPE
15h10 - Certificação, Identificação Geográfica e Internacionalização – CIN (FIEB)
15h30 - Levantamento de Demandas e Plano de Ação
17h30 – Conclusões e Encerramento