Publicidade Davaca novo

A ESCOLIOSE segundo Dr. Leonardo Felipe. Complicações e tratamentos

Por Neuza em 08/06/2022 às 16:15

A ESCOLIOSE segundo Dr. Leonardo Felipe. complicações e tratamentosDr. Leonardo Felipe - Center Fisio

A escoliose é um termo médico que define uma curvatura anormal na coluna vertebral quando observada de frente ou de costas. Todos nós temos pequenas curvaturas na coluna vertebral, porém quando essa curvatura no plano frontal passa de 10 graus é possível confirmar o diagnóstico de escoliose.
Segundo Dr Leonardo Felipe cerca de 3 a 5% da população em geral apresentam curvatura acima de 10º, mas apenas 0,2 a 0,3% necessitam algum tipo de tratamento.
A escoliose é dividida em três tipos principais de acordo com a causa básica:
1. Idiopática
2. Congênita
3. Neuromuscular
O termo “idiopática” significa “sem causa conhecida” e esse tipo é de longe o mais comum (> 80% dos casos).

A ESCOLIOSE segundo Dr. Leonardo Felipe. complicações e tratamentos

Quais as causas da escoliose?
A escoliose apresenta diversas causas e seu diagnóstico preciso é fundamental para a escolha do tratamento adequado. Deste modo, podemos enumerar como as principais causas de escoliose as seguintes condições:
* Escoliose Idiopática – Escoliose de aparecimento espontâneo, sem nenhuma causa de gravidade por trás;
* Escoliose congênita – Escoliose que ocorre durante o período de gestação devido a alterações na formação da coluna. Presente ao nascimento;

  • A ESCOLIOSE segundo Dr. Leonardo Felipe. complicações e tratamentos
    Escoliose neuromuscular – Escoliose em decorrência de distúrbrios dos neurônios e dos músculos. Assim, diversas doenças acarretam estas alterações (paralisia cerebral, trauma raquimedular, distrofias musculares, artrogripose, tumores etc);
    * Escoliose sindrômica – Escoliose que compõe os sinais clínicos de determinadas síndromes (Síndrome de Down, Síndrome de Prader-Willi, Síndrom de Marfan, Klinefelter dentre outras).
    A Escoliose deve ser avaliada principalmente na Infância e Adolescência
    3 fatores influenciam diretamente no sucesso do tratamento:
    * Prevenir a progressão da curva escoliótica durante a fase de crescimento;
    * Utilizar exercícios específicos de fisioterapia para controle da progressão da curva;
    * Estimular a prática de esportes e movimentação específica precoce
    Dr Leonardo Felipe utiliza diferentes técnicas de exercícios específicos e tridimensionais que podem auxiliar em mais de 85% dos casos de escoliose. A conscientização postural e exercícios de estabilização local e global, feitas pelo Fisioterapeuta e supervisionada pelos pais, tornam o tratamento eficaz para esse tipo de deformidade da coluna vertebral.
    É importante saber que a curva escoliótica pode causar alterações psicológicas no adolescente e alterar a modulação da dor em alguns casos e por isso devemos dar uma atenção especial aos problemas secundários que a Escoliose pode causar nessa faixa etária.

A ESCOLIOSE segundo Dr. Leonardo Felipe. complicações e tratamentos

Como tratar a escoliose
*    Curvas de até 30 graus: são tratadas conservadoramente com exercícios específicos de Fisioterapia, principalmente, através da RPG (Reeducação Postural Global).
*   Acima de 30 graus: além da fisioterapia, faz-se necessário o uso de coletes.
*   Acima de 50 graus: o tratamento pode ser cirúrgico, pois, dependendo da localização da curva, pode haver compressão de órgãos vitais, como os pulmões e o coração, ou conservador se não houver compressão de órgãos vitais.
O tratamento, normalmente, depende de alguns fatores, como causa, tamanho e localização da curva, idade do paciente e grau de evolução da deformidade. Na maior parte dos casos, a escoliose idiopática adolescente é leve e o tratamento pode ser dispensado. Mas a curvatura pode se agravar. Inicialmente, o paciente é submetido a uma minuciosa avaliação funcional, radiológica e estética, para que depois seja traçada uma linha de tratamento adequada. A Fisioterapia é bastante indicada para o tratamento da escoliose, com a realização de exercícios específicos que ajudam a evitar a progressão do desvio e a consequente necessidade de cirurgia corretiva.

A ESCOLIOSE segundo Dr. Leonardo Felipe. complicações e tratamentos
Pilates
Os benefícios da prática do Pilates ao paciente com escoliose são variados, mas o conhecimento prévio de algumas características da patologia é indispensável para a orientação do paciente aos exercícios corretos. Daí a necessidade de uma avaliação minuciosa do indivíduo. Através de um programa de exercícios bem direcionado, o Pilates oferece alongamento, fortalecimento e equilíbrio corporal, o que auxilia na promoção de um melhor alinhamento vertebral. Como o método também ajuda no ganho de mais flexibilidade, tensões musculares e compressões discais acabam sendo reduzidas, aliviando o problema e impedindo o agravamento do mesmo. Durante a prática do Pilates, o profissional acompanhante deve supervisionar atentamente a execução dos exercícios para não haver sobrecarga ou dor ao paciente.
RPG

A RPG também é bastante utilizada para correções posturais e tem por objetivo, reabilitar todo o sistema muscular, restabelecer uma postura adequada e os movimentos naturais da infância. É um tratamento muito agradável que utiliza manobras específicas para corrigir a postura com manipulações na coluna, braços e pernas. Na RPG são trabalhadas “famílias” de posturas, através das quais são realizados processos respiratórios; desenvolvimento de consciência corporal e de equilíbrio; alinhamento corporal e equilíbrio de tensões musculares com reposicionamento de vértebras através das manobras. Lembrando que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. Por isso, é sempre importante observar os sinais irregulares do corpo. No caso de crianças ou adolescentes, os pais devem analisar como seus filhos se sentam, deitam ou mesmo se as roupas utilizadas estão bem alinhadas ao corpo
. O que acontece se a escoliose não for tratada?
Sem um tratamento adequado, veja as complicações que podem surgir à saúde do paciente:
*   Problemas emocionais;
*   Problemas respiratórios;
*   Progressão cada vez maior da curvatura, principalmente, em crianças;
*   Danos na medula ou no nervo espinhal;
*   Infecção na coluna vertebral;
*   Dor na coluna lombar em adultos;
*   Extrema dificuldade do encaixe dos ossos.


 Dr Leonardo Felipe - Formação Internacional em Coluna e Dor - Quiropraxia - Osteopatia- RPG - Reabilitação de Coluna  - Pilates - Mestrado em Ciências da Reabilitação.

 

Atendimento e avaliação   - Center Fisio. Av. Brasil nº 149, de segunda a sexta feira, das 08 às 20 horas e aos sábados de 08 ao meio dia.  Tel. (73) 99936-2928. 

Fotos - reprodução.

Fonte: Por; Dr. Leonardo felipe

Tags:   Saude escoliose coluna Center Fisio
publicidade