Publicidade Davaca novo

3ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres aconteceu em Teixeira de Freitas

Por Neuza em 22/09/2015 às 20:16

 

 

Aconteceu nesta terça feira (22), no jacarandá Coutry Club em Teixeira de Freitas, a 3ª Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, com a participação de representantes das cidades que compõem o território.

Com o tema "Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, a conferência debateu sobre os direitos da mulher e discutiu temas como; desafios e barreiras que impedem o seu pleno desenvolvimento social, político e econômico.

O evento foi aberto com o relato emocionado de Maria Aparecida Bertoso, moradora e Caravelas que no ano de 2012, teve as duas pernas cortadas com foice pelo ex marido. Muito emocionada, "Cidinha” como é carinhosamente conhecida relatou os momentos de terror que viveu quando teve as duas pernas separadas do corpo por uma foice no dia do seu aniversário de 32 anos.

 

Segundo Cidinha, naquele dia ela chegou em casa feliz porque havia colocado um Mega Hair nos cabelos, o marido não gostou, como ela sempre apanhava, não quis entrar em casa, tentou correr, mas o marido de posse de uma foice, cortou a primeira perna, ela, mesmo com a perna cortada tentou pedir socorro na casa de uma vizinha, mas a vizinha não estava "eu nem percebi que minha perna estava cortada, uma criança falou, Cidinha olha para sua perna, quando olhei o sangue corria em abundância, encharcando o chão”, disse Cidinha.

 

Cidinha no hospital na época que perdeu as pernas

Depois disso, ela caiu, o marido se aproximou e cortou a outra perna "implorava para que ele me matasse, mas ele dizia que era para eu viver, enquanto isso, de posse de uma faca ele ia fazendo cortes em meus braços , mãos e costas” eu implorava para que me matassem, acabasse com meu sofrimento, mas ele dizia que não e continuava me cortando. Nenhum vizinho se aproximou, estavam com medo, a polícia também não aparecia. Depois de muito sofrimento, eu estava me esvaindo em sangue no meio da rua, ai apareceu o SAMU e me levou para o hospital. O agressor cumpre pena no Presídio de Teixeira de Freitas.

 

Hoje não tenho minhas pernas, minha casa foi queimada por vizinhos revoltados, para que ele não voltasse, mas não perdi a fé na vida nem no amor. Depois que ele foi preso, tô tentando reconstruir minha vida com uma pessoa que me respeita e me ama. Disse Cidinha que foi aplaudida de pé. O objetivo da Conferência é debater temas como o caso de Cidinha, e assim, elaborar documentos contendo propostas a serem consideradas na formulação de novas políticas públicas. A Conferência elegeu os delegados que irão participar da Conferência Estadual que vai acontecer em Salvador.

 

A delgada titular da Delegacia de Apoio a Mulher (DEAM), Katia Cielber, responsável pela prisão do ex marido de Cidinha, a conferência é de suma importância para discutir os direitos e traçar metas de políticas públicas voltadas para a mulher.

 

O prefeito João Bosco em seu pronunciamento falou dos direitos conquistados pela mulheres com a criação da "Lei Maria da Penha”, mas ainda há muito a ser feito, e que estas conferências é o espaço ideal para que a mulher discuta propostas contra a opressão e violência e assuma seu papel na sociedade” disse o prefeito.

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade