Com transmissão pelo Canal do Boi, o 3º leilão Davaca Genética & Leite, promovido por Lutz Viana e convidados que aconteceu nesta sexta-feira, 04 de outubro, na 37ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia atraiu pecuaristas de várias cidades da Bahia e de outros estados e movimentou a economia regional.
Lutz Viana falou que os animais foram de excelente qualidade, as pessoas que vieram ao leilão, ou que assistiram pelo canal do boi, puderam ver que todos os produtores capricharam, tiraram o que de melhor tinham nas suas fazendas para trazer para o leilão, “eu acabei de vir dos currais agora, inspecionando o gado, e o gado esta realmente fora de série, a expectativa é excelente” disse o proprietário do Laticínio Davaca, concluindo que a média de negócio girou em torno de R$ 1.100.000 (Hum Milhão e cem mil reais)
Foram leiloados 100 lotes, sendo 42% do plantel da Fazenda Campo Grande de Lutz Viana e 58% de convidados. Os lotes foram compostos por vacas paridas, novilhas prenhes e bezerras FIV e AI, todas de altíssima genética, inseminadas com óvulos vindos dos Estados Unidos e Canadá, segundo Dori Neves, secretário de agricultura e presidente do Sindicato Rural de Teixeira de Freitas.
De propriedade do Sr. Lutz Viana, proprietário do Laticínio Davaca, a Fazenda Campo Grande, situada no município de Ibirapuã, é a terceira maior fazenda leiteira da Bahia, ocupando o 56º lugar no ranking leiteiro.
Segundo Lutz, na Fazenda Campo Grande, o rebanho é composto por animais Girolando e serve de modelo para o produtor de leite do extremo sul. O rebanho é dividido em lotes de sessenta animais e não há confinamento nem semiconfinamento, toda a ordenha é mecanizada o que torna a produção mais rápida, mais higiênica e economicamente viável. Cada animal produz diariamente uma média de 15 litros de leite, algumas vacas chegam a produzir 35 litros de leite por dia.
O empresário aproveitou para falar da exposição;
“Teixeira de Freitas é uma cidade líder da nossa região, aqui convergem Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia, nós estamos falando de 20 a 25 cidades que convergem para que esse centro comercial. As exposições aqui tinha deixado de serem feitas, na minha opinião, com mérito total do líder Temóteo Brito, que chamou a sua equipe, chamou seus amigos, chamou a região para voltar aos tempos antigos da exposição agropecuária de Teixeira de Freitas, e capitaneada por esse grande líder que é Temóteo. Então a expectativa do primeiro ano foi muito boa, e o resultado foi bom, a expectativa do segundo ano foi boa e o resultado foi melhor ainda, e esse ano deve superar todos os outros dois anos, realmente é o aquecimento, a nova expectativa que todos nos produtores rurais, pequenos, médios e grandes, estamos com as reformas que o governo federal tá fazendo, a boa/ excelente administração do nosso governador da Bahia, Rui Costa, estamos somando bons conjuntos para a exposição e para toda a região”.
Lutz também falou da presença dos animais da Ranqueada Mangalarga Machador;
“A fazenda de pecuária, ela não existe sem os cavalos, que são os animais que a gente usa pra ir pro campo, os vaqueiros usam pra juntar o gado, as boiadas e tudo mais, então, a genética do Mangalarga Marchador vai se multiplicar nas fazendas para fazer bons animais de cela, confortáveis para que nossos vaqueiros possam trabalhar confortavelmente e nós também” concluiu.