Na manhã desta terça-feira(26), a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, deflagrou a Operação Descobrimento, com o objetivo de cumprir 23 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
A ação visa capturar homicidas e traficantes, integrantes de facções criminosas e apreender armas de fogo e drogas, além de combater o tráfico de drogas, principal causa de homicídios na região.
A decretação dos mandados de prisão e de busca e apreensão ocorre a partir de investigações da Polícia Civil (DTs de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália).
Participam da Operação equipes do DEPIN, por intermédio da 23a Coorpin-Eunápolis, DIRPIN SUDOESTE/SUL, CATTI - SEDE, 8a Coorpin-Teixeira de Freitas, 7a Coorpin-Ilheus, 6a Coorpin-Itabuna, 20a Coorpin-Brumado, 21a Coorpin-Itapetinga, 22a Coorpin-Guanambi, CORE, DTE, DEAM e DELTUR Porto Seguro, com apoio da Polícia Militar por intermédio do CPR - Extremo Sul, RONDESP, CIPE Mata Atlântica, 8a BPM e GRAER - Grupamento Aéreo da Polícia Militar, que utilizou um helicóptero durante a operação.
Um dos alvos é o homicida A.S.L., de 29 anos, conhecido como “Pacheco”, preso em Coroa Vermelha, distrito de Santa Cruz Cabrália, durante a Operação Descobrimento.
Pacheco, como é conhecido, foi autor do homicídio de Dênis Kauã, índigena de 16 anos, fato este ocorrido em 24/07/202, e também está sendo investigado como autor do homicídio de Tauã Passos Monteiro, de 26 anos, fato este ocorrido em no dia 29/09/2024, em Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. A vítima Tauã, de etnia Pataxo, era filho da vereadora reeleita Indiara Ferreira dos Passos, do partido PP.
Com Pacheco foi apreendida uma Pistola calibre .40, possivelmente a arma utilizada em três homicídios.
Sete indivíduos envolvidos em homicídios e tráfico de drogas já foram presos durante a operação, que permanecerá em curso também em resposta aos últimos crimes de repercussão nacional que ocorreram na região.
Poder de fogo dos criminosos que atuam na região de Porto Seguro. Víde4o enviado a nossa redação por uma pessoa que atua no combate ao crime.