Publicidade publicidade

14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 é lançada, em Salvador

Por Neuza em 20/06/2024 às 15:32

14ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 é lançada, em Salvador

A Copa 2 de Julho, maior competição de Futebol Sub-15 do Brasil, está de volta em sua 14ª edição, reunindo 40 participantes, entre equipes baianas, tradicionais clubes nacionais, times internacionais e a seleção brasileira da categoria. O lançamento oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (19), em um evento realizado na tribuna de honra do Estádio de Pituaçu, em Salvador, com a presença de dirigentes esportivos, jornalistas e representantes dos participantes.
 
Durante a cerimônia, foram apresentados os grupos da fase nacional final da competição, definidos por meio de um sorteio das equipes que se classificaram nas fases regionais do interior, que contaram com a presença de mais de 300 equipes. A abertura será feita no dia 2 de Julho, no Estádio de Pituaçu, com uma partida entre a seleção brasileira e o Gavião Kyiakatejê, de Bom Jesus do Tocantins (PA), o único time profissional indígena do país, marcando um momento histórico para o torneio.
 
Para Breno Picolo, coordenador administrativo da base do Bahia, a competição já tem um fundamental dentro do calendário esportivo da Bahia. “A copa é uma oportunidade importante onde podemos receber grandes equipes nacionais aqui no estado da Bahia. E pra os nossos atletas é uma preparação pra o campeonato baiano, que visa o segundo semestre, visando todo o desenvolvimento e a transformação de seus futuros”.
 
Promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que integra a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Copa 2 de Julho também recebe apoio do Ministério do Esporte, da Federação Baiana de Futebol (FBF) e da Federação Baiana de Desportos de Participação. O torneio será realizado em oito locais diferentes na Região Metropolitana de Salvador e no Recôncavo Baiano.
 
Os estádios que sediarão as partidas incluem o Estádio de Pituaçu, o Centro de Treinamento do Bahia em Dias D'Ávila, o Centro de Treinamento do Vitória, o campo do Wet'n Wild, a Arena Parque Santiago, o Estádio Municipal de Lauro de Freitas, o Estádio Municipal de Cachoeira e o Centro de Treinamento de Praia do Forte em Mata de São João.
 
O Diretor Geral da Sudesb, Vicente Neto, destacou a participação de clubes dos 27 territórios de identidade da Bahia. “Além dos clubes convidados do Brasil inteiro e clubes profissionais que têm divisão de base, essa edição interiorizou ainda mais a Copa 2 de Julho. As etapas iniciais propiciaram a participação de clubes em vários municípios e é a possibilidade concreta de você abrir caminhos pra profissionalização de jovens atletas que enxergam no futebol uma chance de ascensão”.
 
Competição
 
A edição de 2024 mantém o formato de sucesso dos últimos anos, com uma divisão em fases regionais que, nesta edição, contou com a participação de 306 equipes de todos os Territórios de Identidade da Bahia. As equipes classificadas das fases regionais são: Aurelino Leal, Barra, Brumado, Canarana, Capim Grosso, Castro Alves, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Paulo Afonso, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Santa Rita de Cássia, Santanópolis, Sento Sé e Vitória da Conquista.
 
Essas equipes se juntam aos times da fase metropolitana e aos representantes nacionais e internacionais. Entre os times de destaque estão o atual campeão Atlético Mineiro, além de Athletico Paranaense, Botafogo, Goiás, Fortaleza, Palmeiras e Vasco. Também participarão ABC (Natal), Comercial (Maranhão), Treze (Paraíba) e a Seleção Sergipana. A nível internacional, a competição contará com Brauza (EUA) e Bolívia (Santa Cruz de La Sierra).
 
Histórico
 
Criada em 2007, a Copa 2 de Julho se consolidou como uma das mais importantes competições de base do Brasil, revelando talentos e atraindo olheiros de grandes clubes. A competição passou a ser disputada na categoria sub-15 em 2015, ampliando ainda mais sua visibilidade e o impacto no desenvolvimento dos jovens atletas.
 

Fonte: Bahiaextremosul/Ascom

Tags:   Copa 2 de Julho
publicidade