Quem nunca foi para uma festa com os amigos ou familiares e exagerou no acesso de cerveja e no outro dia sentiu as consequências?
A verdade é que as bebidas alcoólicas quando utilizadas de forma incorreta e imprudente pode ser bastante maléficas para a saúde do corpo.
Por isso, muitos profissionais de saúde aconselham ou não exceder a quantidade de bebidas com álcool no organismo para não danificar a saúde e impactar a qualidade de vida.
Foi pensando nisso que selecionamos alguns malefícios da cerveja no seu organismo quando consumido de forma exagerada.
Cuide melhor sua saúde e não permita que certas bebidas alcoólicas diminuam sua qualidade de vida.
Apesar desse tipo de bebida ter algumas vantagens e benefícios para a saúde, ela também tem os riscos para a saúde se consumirem em excesso.
Na verdade, o excesso do consumo da cerveja pode ser um grande problema para o bom funcionamento do nosso organismo.
Por isso é muito importante saber quando e quando tomar. Confira a seguir alguns malefícios da cerveja no corpo que podem gerar grandes riscos para sua saúde.
1 – Aumento do nível de açúcar no sangue
O álcool presente na cerveja pode interferir muito no processo do organismo. Verdade, o excesso de açúcar no sangue pode criar dores de fome e deixar você com vontade de comer toda hora.
A cerveja ao interferir os níveis de açúcar no sangue, o seu fígado usando ele a converter o glicogênio armazenado em glicose e liberar para corrente sanguínea.
2 – Ganho de peso
É bastante comum conhecer pessoas que exageram no consumo de cerveja, serem gordas e que sofrem com sobrepeso.
As substâncias presentes na composição química da cerveja faz com que as pessoas ganhem peso exageradamente, dificultando assim a qualidade de vida.
3 – Cortar efeito de certos remédios
Alguns medicamentos que sedativos podem interferir com a cerveja e fazer com que a pessoa se sinta mal.
Na verdade, são vários os antibióticos que também interagem com a cerveja e que pode levar sérios efeitos colaterais, como vômitos e dores de cabeça intensas.
Por isso é muito importante não tomar nenhuma quantidade de cerveja se você estiver passando por um processo de medicamento para tratar uma doença.
4 – Intoxicação
Assim como outros tipos de bebidas alcoólicas, o consumo exagerado da cerveja também pode ser bastante prejudicial para o organismo.
Dependendo de quem esteja consumindo, a cerveja pode afetar os nervos e habilidades motoras do corpo, levando a pessoa a acidentes e outras complicações de saúde.
5 – Ressaca
Uma ressaca forte depois de uma festa é extremamente doloroso e terrível de lidar, não é mesmo?
Na verdade, o que se espera de uma ressaca de cerveja é extrema dor de cabeça e desconforto e leva pessoas a se dedicar para ganhar algum tipo de alívio.
6 – Barriga de cerveja
O fato é que uma barriga de cerveja é teimosa e extremamente difícil de se livrar.
Quem é um cervejeiro profissional entende a dificuldade que é manter uma barriga sarada sem sofrer os efeitos colaterais das substâncias presentes na cerveja.
Consumir uma boa quantidade de cerveja só vai levar você a ter uma barriga maior e deixá-la mais distante de uma cintura fina.
7 – Causar azia
Várias das pessoas que sofrem com azia e refluxo gastroesofágico por causa do excesso do consumo de cerveja.
É muito importante tomar cuidado com a quantidade de cerveja que se toma em um determinado momento.
8 – Aumentar a pressão arterial
Ficar tomando vários copos de cerveja todos os dias só levará ao aumento dos níveis de pressão arterial, dificultando assim a manutenção da saúde.
São várias as pessoas que exageram na quantidade de cerveja no organismo, sofrem com problemas no coração e outros problemas de saúde.
9 – Prejudicar a saúde cardiovascular
Um dos piores efeitos colaterais da cerveja é a forma com que essa bebida danifica o funcionamento do coração e de todo o sistema cardiovascular.
Na verdade, se você deseja ter um bom coração funcionando perfeitamente, é aconselhável que você pare de tomar cervejas para não ter complicações no futuro.
10 – Função diurético
Pode-se sentir um aumento da vontade de urinar quando consumir uma quantidade considerável de cerveja.
Esse tipo de comportamento é bastante prejudicial, isso porque você perde uma boa quantidade de líquido do organismo ao urinar em várias situações do dia.
11 – Insensibilidade ao Glúten
Grande parte dos componentes químicos presentes na cerveja podem ser encontrados em outras bebidas alcoólicas e alimentos prejudiciais para a saúde.
Se uma determinada pessoa tem alergia a cevada maltada, mesmo que algumas cervejas prometam não terem efeitos colaterais, não é aconselhado tomar.
A verdade é que certos tipos de cerveja podem aumentar a insensibilidade ao glúteo em várias pessoas com problemas de saúde relacionados a esse tipo de composto químico.
12 – Excesso de calorias
Apesar de servos tipos de cerveja prometerem quantidades de nutrientes e minerais, muitas delas são carregadas de calorias.
O consumo exagerado de certos tipos de bebida alcoólica pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde e qualidade de vida.