A primeira Policlínica Regional de Saúde da Bahia, localizada em Teixeira de Freitas, celebrou seu sexto aniversário nesta sexta-feira, 17 de novembro, com uma marca notável de mais de 500 mil atendimentos realizados, conforme dados fornecidos pela SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia). A unidade comemorou a ocasião com uma confraternização dos dedicados servidores que contribuíram para o sucesso da instituição.
Luziaurea França, diretora-geral da Policlínica, expressou sua satisfação com os resultados alcançados ao longo dos seis anos de funcionamento. Ela destacou que os exames de imagem, como tomografia, ressonância, endoscopia e ecocardiograma, são alguns dos serviços mais demandados pela população. França ressaltou o compromisso da instituição em proporcionar acesso à saúde para aqueles que mais precisam. "Nós temos uma demanda muito grande de tomografia, ressonância, endoscopia e ecocardiograma. Dentre esses quase seis anos, temos um número muito expressivo de 500 mil atendimentos. Isso mostra que estamos conseguindo alcançar nosso objetivo: dar acesso à saúde para a população que mais precisa", afirmou.
A diretora também expressou sua gratidão a cada profissional que contribuiu para o sucesso da unidade. "Cada colaborador tem uma importância imensurável para equipe e para unidade. Todos desenvolvem o trabalho com humanização e qualidade, proporcionando bem-estar na vida dos nossos pacientes", acrescentou.
França enfatizou que para receber atendimento na Policlínica, os usuários devem primeiro passar pelo posto de saúde mais próximo de sua residência para marcar consulta, exame ou tratamento médico. A unidade atende diretamente a população dos municípios que integram o CONSAÚDE (Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região Extremo Sul do estado da Bahia), presidido pelo prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho. Os municípios atendidos incluem Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Vereda.
Atualmente, a policlínica oferece atendimento médico em diversas especialidades, como Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Ginecologia, Pediatria, Urologia, Cirurgia Geral, entre outras. A gestora explicou que a Policlínica já chegou a atender cerca de 500 pacientes em um único dia, com uma média de 300 a 480 atendimentos diários.
Ao longo desses seis anos, o prefeito Silvio Ramalho, "anfitrião e presidente do Consaúde", priorizou a humanização do atendimento, transformando a experiência dos pacientes e destacando-se por sua brilhante gestão. Ele comentou sobre a importância dos serviços prestados à região, atendendo a uma grande parte da população de Caravelas e desempenhando um papel vital em todos os 13 municípios da região. "Graças a Deus, cada ano temos aumentado a quantidade desses atendimentos, ajudando ainda mais a população regional", afirmou o prefeito.
O prefeito de Vereda e Diretor do Consórcio Construir, Manrick Teixeira, ressaltou os progressos alcançados desde a inauguração da policlínica, especialmente para os residentes de áreas rurais. Ele enfatizou que a unidade tem impactado positivamente um considerável contingente de pessoas que anteriormente não tinham acesso a consultas com especialistas e exames de alta complexidade, incluindo pacientes provenientes da zona rural. O prefeito expressou a importância da policlínica como um instrumento vital na promoção da equidade no acesso à saúde em toda a região.
A Policlínica recebeu um investimento significativo do Governo do Estado, totalizando R$ 24,8 milhões, que foram destinados a obras físicas, equipamentos, micro-ônibus e vans para o transporte dos pacientes. Santana, responsável pelo fluxo de atendimento, explicou que os municípios encaminham os pacientes via secretarias municipais de saúde, com uma fila única aguardando procedimentos e consultas ambulatoriais. Os municípios, em parceria com a disponibilização de micro-ônibus e vans, garantem o transporte dos pacientes para o cumprimento dessas agendas.
Segundo Marina Ramalho, Secretária de Saúde de Caravelas, a Policlínica representa um exemplar paradigma de descentralização na prestação de assistência à saúde. Ao celebrar o sexto aniversário da instituição, ela expressa sua satisfação, enfatizando que o modelo adotado constitui uma valiosa experiência de regionalização. A Secretária destaca a colaboração com os municípios para garantir o acesso às consultas e ressalta a importância de disponibilizar especialidades médicas à população em diversos locais, assegurando que tais serviços alcancem a comunidade em sua totalidade.
Atualmente, 25 Policlínicas Regionais de Saúde estão em funcionamento em toda a Bahia. Dessas, 23 operam mediante o modelo administrativo de consórcio público, no qual o Estado contribui com 40% do custeio, e os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, de acordo com a sua população. Esse modelo tem se mostrado eficaz na descentralização e ampliação do acesso a serviços de saúde de média e alta complexidade, impactando positivamente a vida da população baiana.
Com seis anos de história, a Policlínica Regional de Saúde de Teixeira de Freitas continua a desempenhar um papel crucial na promoção da saúde e no atendimento às necessidades da comunidade, consolidando-se como um exemplo de sucesso no sistema de saúde da Bahia.
Após a solenidade os presentes degustaram um maravilhoso cofee break em seguida todos participaram de um almoço comemorativo com direito a sorteio de brindes para os servidores. Várias autoridades se fizeram presentes ao evento, entre eles, os prefeito Marnrick Teixeira (Vereda), MIldson Medeiros (Itanhém), vereadores, Cel Paraiso (comandate da CPR/Sul). Ten. Cel Anilton (sub comandante da CPR/SUL), major Neto( comandante da 87ª CIPM), médicos e servidores.