O WhatsApp não oferece mais suporte ao Android 4.0.4. A partir desta segunda-feira (1º), o aplicativo de mensagens não será mais compatível com a versão antiga do sistema operacional do Google, que foi lançada em 2011. Para manter o uso do mensageiro, é preciso ter um smartphone com Android 4.1 ou mais recente.
Os avisos sobre o encerramento do suporte começaram há alguns meses. Por volta de agosto, a página de suporte do mensageiro sobre o sistema do Google foi atualizada para informar o fim da compatibilidade. "O WhatsApp não será mais compatível com celulares Android 4.0.4 e anteriores em 1º de novembro", alertaram.
WhatsApp encerrou o suporte ao iOS 9 em março
O Android 4.0.4 não é o único sistema operacional que teve o suporte encerrado neste ano. Em março, o app de mensagens deixou de ser compatível com o iOS 9 e versões anteriores do software. Em consequência, o mensageiro parou de funcionar no iPhone 4S, celular da Apple lançado em 2011 e atualizado até o iOS 9.3.6.
"O WhatsApp para iPhone requer o sistema operacional iOS 10 ou posterior", informa a página de suporte acessada nesta segunda-feira (1). "Para uma melhor experiência, recomendamos que você use a versão mais recente do iOS disponível para seu aparelho."
O mensageiro ainda oferece suporte a aparelhos com KaiOS 2.5.0 e versões posteriores. Entre eles, estão o JioPhone e JioPhone 2. "Se você tem um desses aparelhos, instale o WhatsApp e confirme seu número de telefone", informaram. "O WhatsApp pode ser utilizado apenas com um número de telefone em um celular por vez."