Por volta das 17h30 da tarde desta quinta-feira, 17 de fevereiro, na Barra de Caravelas aconteceu a soltura de 133 filhotes de tartaruga da espécie caretta caretta no mar.
Como hoje o projeto Tamar tem uma base na cidade, várias atividades acontecem para que se possa sensibilizar a comunidade, turistas e pescadores sobre a importância de ser preservar as espécies de tartarugas que vivem nos recifes de corais costeiros e também nos oceânicos, como nas áreas protegidas do Parque Nacional Marinho dos abrolhos.
Como Caravelas se tornou em destaque com soltura das tartarugas, hoje em dia acontece o monitoramento da praia que vai dá praia do grauçá na barra até a ponta da baleias Abrolhos com objetivo de achar ovos deixados na área pelas mães tartarugas.
É notório que a cada soltura de filhotes a comunidade local e instituição pública tem dado a sua contribuição, e nisso podemos observar que as futuras gerações tem ser feito presente nessas ações ambiental, como hoje onde uma quantidade boa de crianças se encantaram com os filhotinhos indo da areia em direção ao mar aberto.