Publicidade Davaca novo

Vila dos Oficiais- Investigações sobre destruição apontam para secretário de Caravelas, diz delegado

Secretário municipal pode ter destruído a Vila dos Oficiais

Por Neuza em 23/09/2016 às 06:20


Construída na década de 40 pelos americanos na 2ª Guerra mundial para dar suporte aos homens da aeronáutica que trabalhavam no aeroporto, a Vila dos Oficiais se tornou patrimônio histórico. Completamente destruída por vândalos, a Vila teve parte da estrutura das casas destruída e objetos roubados. Os moradores da cidade estão revoltados com a depredação do local.

Cômodos com telhados destruídos, fiação elétrica arrancada e paredes no chão foi o que sobrou da vila dos oficiais, que fica bem perto do aeroporto de Caravelas. Construído na década de 40 pelo governo americano por causa da localização estratégica, o aeroporto foi utilizado como base durante a 2ª guerra mundial e, logo depois, doado ao governo brasileiro.


A vila dos oficiais foi usada por décadas pela aeronáutica. Recentemente foi habitada por homens do Exército que trabalharam na obra de asfaltamento da BR-418. A estrutura militar ainda pode ser vista em arcos, na entrada das casas.

Depois de várias reportagens em sites locais e nacionais, a Aeronáutica através do Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer, do Segundo Comando Aéreo Regional esteve em Caravelas analisando a destruição causada na vila. Desolado com tanta destruição, o brigadeiro enviou um ofício ao governo da Bahia cobrando providências, já que a responsabilidade do aeroporto foi passado para o governo do estado.

No dia 26 de agosto deste ano, o governador Rui Costa esteve em Teixeira de Freitas inaugurando o Cento de Recuperação (CER IV) e durante uma entrevista concedida a uma rádio local nós perguntamos ao governador sobre as providencias que seriam tomadas a respeito da vila. Naquele momento o governador que ainda não tinha conhecimento do que estava acontecendo prometeu medidas austeras contra os responsáveis, acionando a polícia que imediatamente começou as investigações.

Em conversa informal com o delegado de Caravelas, Dr. Charlton Bortollini, ele nos informou que todas as evidências apontam para um secretário municipal, disse ainda que não ia revelar o nome porque o inquérito ainda está em fase de investigação.

Sábado passado (17), o governador Rui Costa esteve na região, aproveitamos para perguntar sobre as medidas tomadas com respeito a destruição da vila e as suspeitas do delegado e se as suspeitas forem confirmadas  quais as medidas que o governo irá tomar para que os causadores da destruição sejam punidos?



Rui respondeu que  A lei é para todo mundo, vale para governador, vale para secretários de estado, secretários municipais, para prefeito, para radialistas, não vai ter nenhuma interferência nossa em nenhum processo de apuração, muito pelo contrário, eu quero saber quem são os responsáveis , chama-los perante a justiça, chamando ele perante a justiça para repor os prejuízos  causados, ou que a justiça os obrigue, ou o obrigue, não sei se é uma ou mais pessoas, a repor o prejuízo ao erário público”.

O governador aproveitou para dizer que no próximo dia 03 os envelopes das empresas que vão concorrer a licitação par administrar o aeroporto serão abertos, e a partir daí o estado e a empresa vencedora vão chamar algumas companhias aéreas que tenham interesse em programar voos para a região, que sejam voos focados no turismo ou voos regulares pra atender a população.

Fonte: Neuza Brizola/Portaldoextremosul

Tags:   Vila dos Oficiais Caravelas destruição
publicidade