Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento”, aconteceu, na última quarta-feira (17), a VII Conferência Municipal de Saúde de Medeiros Neto.
O evento, que é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Medeiros Neto, aconteceu no auditório da Associação Dom Hélder Câmara, e reuniu moradores (usuários do SUS), trabalhadores da saúde e gestores públicos, que debateram e sugeriram propostas para melhorar o SUS o município.
O início foi marcado pela participação do grupo musical da Secretaria de Educação e Cultura, regido pelo Maestro Eudes Brito, e uma oração feita pelo pastor Jefferson Pacheco, da igreja Metodista Wesleyana.
Na palestra magna, o Secretário da Saúde de Teixeira de Freitas, Dr. Fabiano Marily, chamou atenção para temas como financiamento, gestão, recursos humanos e controle social do SUS. “50% da população depende exclusivamente do atendimento do SUS, por esta causa ele é viável e indispensável”, afirmou.
Palestraram ainda o assistente social e advogado, Dr. Breno Aguiar, a diretora da policlínica regional de Teixeira de Freitas, enfermeira Lisandra Amin e apoiador institucional dos Municípios da região do Extremo Sul, senhor Max Almeida, que reafirmaram a importância do fortalecimento e ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS.
Em entrevista, a Prefeita Jádina Paiva, o Secretário de Saúde, Dr. Alex Serapião e os palestrantes do evento deram entrevista falando sobre a VII Conferência; assista:
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wanderson Moreira, falou da falta de recursos federais e estaduais para investimento na saúde, mas que o resultado da Conferência será notado no futuro: “Sabemos que os recursos disponíveis para a saúde são insuficientes, mas a Conferencia é o lugar onde podemos discutir propostas que vão, a médio e longo prazo, trazer melhores resultados para nós, para nossos filhos, para nossos netos”.
Após almoço, os participantes se dividiram em grupos para debater e auxiliar na formulação de propostas, que serão apresentadas nas conferências Estadual e Nacional.
Além da participação da comunidade (usuários do SUS), o evento contou com a presença do Comandante da 44ªCIPM de Medeiros Neto, Major Edmar Leão; dos vereadores: Dr.ª Arlete Costa, Cida Boiadeiro, Chico da Vila, Deoclécio Lucas (Deó), Diran Cigano, André de Tonhão e do presidente da CDL, Gil Batista.
Próximos passos
As propostas aprovadas em plenário serão apresentadas na etapa Estadual da Conferência e, posteriormente, na Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto, em Brasília.
Os delegados escolhidos para representarem o município foram: Fernanda Alves Santos e Roseane Aparecida de Jesus Gomes (usuários); Ismael Ferreira de Andrade, Juliana de Sá Xavier, Núbia Maria Santos e Isete Fernandes Oliveira Ramalho.