Na manhã da última segunda-feira, 31 de março, Colégio da Polícia Militar, em Teixeira de Freitas, sediou a Capacitação em Manejo Clínico e Controle Vetorial das Arboviroses. O evento foi realizado no auditório da unidade e contou com a presença de profissionais da saúde da região, e diante da importância desta atualização em saúde primária, a equipe da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica de Mucuri também participam, fortalecendo a integração entre as unidades de saúde do Extremo Sul baiano. O encontro foi promovido pelo o Núcleo Regional de Saúde (NRS), com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP).
O objetivo da capacitação foi atualizar os conhecimentos e habilidades dos profissionais no diagnóstico, tratamento e prevenção das arboviroses, doenças que impactam significativamente a saúde pública. De acordo com Lucimara Alves dos Santos, coordenadora de Endemias, foi um momento muito importante para os municípios do Extremo Sul. “Principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias e implementação de novas medidas no controle de vetores desde o trabalho mecânico em campo dos agentes de combate às endemias, de identificar e eliminar foco, até o manejo clínico de pacientes”, explicou.
A coordenadora ainda reforçou a necessidade de cuidado contínuo. “Vale salientar que a dengue e as outras arboviroses não têm um período específico para que as pessoas contraiam. Embora existam períodos mais vulneráveis, elas estão acontecendo ao longo de todo o ano. Esse evento foi uma excelente oportunidade para que pudéssemos nos aprofundar nas melhores práticas e protocolos relacionados às arboviroses”, afirmou.
A programação incluiu a palestra ministrada pelo médico infectologista da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Antônio Carlos Bandeira, abordando desde os aspectos clínicos até as estratégias de prevenção. O médico destacou a importância da capacitação: “Com o aumento dos casos de arboviroses, é fundamental que estejamos preparados para atender a população com excelência. O conhecimento é a nossa melhor ferramenta. Este treinamento é essencial para o manejo clínico das arboviroses, incluindo dengue, chikungunya e, principalmente, a febre do Oropouche, que tem sido uma nova preocupação no Brasil e na Bahia”, disse.
Além disso, temas como o papel dos profissionais da Atenção Primária a Saúde (APS) no enfrentamento das arboviroses e o monitoramento das arboviroses na APS, também foram discutidos, bem como o sistema de notificação e vigilância do óbito em cenários de epidemia das arboviroses.
Sobre a participação da equipe na capacitação, Lucimara parabenizou o envolvimento e comprometimento de todos, destacando o apoio da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB) para o desenvolvimento dos trabalhos na saúde. “A participação do município de Mucuri neste evento, trouxe fortalecimento da rede de enfrentamento local, reafirmando seu compromisso com a saúde, através da implementação de todo conhecimento adquirido em ações para redução dos números de casos no município”, enfatizou.
Para a supervisora técnica na VIEP na Secretaria Municipal de Saúde, Érica Lopes Ribeiro Marx, “a iniciativa da Secretaria de Saúde do município em apoiar e estar envolvida na participação dos profissionais no seminário é um grande benefício para toda rede e especialmente para os colaboradores da saúde”, celebrou.
O curso teve os momentos de teoria com especialistas na área, como também na parte prática, em que a equipe vivenciou técnicas de borrifação, tratamento focal e bloqueios mecânicos, diluição de inseticidas e pulverizadores que são utilizados em cada tipo de aplicação, e essencialmente o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) para aplicação de inseticidas recomendados.
Os participantes do treinamento funcionarão como multiplicadores na rede assistencial em todo território municipal.