Vídeo: Reprodução
Um vídeo feito por pescadores de Alcobaça e postado nas redes sociais mostra um grupo de baleias Jubartes sendo atacado por baleias Orcas no litoral de Alcobaça, extremo sul da Bahia.
No vídeo é possível ouvir as vozes dos pescadores dizendo que as baleias estão brigando “rapaz tão brigando, olha lá, tão brigando doido, olha lá, olha, caramba, olha a orca ai, lá vem ela pra cima da gente, olha o monte de orca, olha ai cara, brigueiro meu irmão, um brigueiro, sai fora, olha a orca ai, sai fora Kekeu, sai fora Kekeu, ei, ei, sai fora dai, já chega, perigo desse, você viu ai, cheguei gelar, vamos andar umas quarenta, cinquenta milha, estão vindo atrás da gente” narra assustado um dos pescadores.
A Orca (Orcinus orca, também conhecida como baleia assassina, é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo, como por exemplo, baleias.
Apesar de “baleia-assassina” ser uma designação incorreta, por ser uma tradução direta do inglês “killer whale”, e pelo fato de o animal não ser uma baleia, ela é comumente usada. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica - logo a seguir ao homem - é encontrada em todos os oceanos e pode chegar a pesar nove toneladas.
A baleia jubarte (nome científico: Megaptera novaeangliae), também conhecida como baleia-corcunda ou baleia-cantora, é um mamífero marinho que ocorre na maioria dos oceanos. Ela é da ordem dos cetartiodactylos, subordem dos cetáceos e infraordem dos misticetos. É uma das maiores espécies rorquais, cujos adultos medem em média 12 a 16 metros e podem pesar de 35 a 40 toneladas. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17, sendo que o maior exemplar já visto possuía 19 metros.
Nesta época do ano as jubartes chegam ao litoral baiano para ter os filhotes e ficam por aqui até o mês de novembro quando empreendem viagem de volta para sua região de origem. A chagada das jubartes em grande quantidade no litoral da Bahia pode estar atraindo as Orcas.