Publicidade Davaca novo

Vídeo: enxurrada invade casas e causa prejuízos a moradores em Medeiros Neto

Por Neuza em 22/03/2019 às 07:26

Com a chegada do outono, a cidade de Medeiros Neto recebeu chuvas torrenciais durante a tarde da última quinta-feira, dia 21. Infelizmente, também foi possível presenciar o resultado da irresponsabilidade humana.

Às margens da BA-290, na parte alta de uma rua no bairro Planalto II, um cidadão realiza uma construção e depositou uma quantidade de terra sobre uma boca-de-lobo.

Com a chuva forte, a enxurrada não achou escoamento e invadiu cerca de oito casas na parte baixa da rua. Em pelo menos cinco, o prejuízo foi total. O resultado foi que a água avançou sobre móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, animais e moradores.

Em uma casa, uma mulher grávida contou que filhotes recém-nascidos de uma cadela morreram afogados, ela está grávida e, por pouco não perde o enxoval da criança. Em outra, uma mãe se preocupou em salvar itens da residência e deixou uma criança de três anos no meio da água e teve princípio de hipotermia, sendo socorrida com agasalhos por seu avô.

Um dos relatos mais emocionantes é o de dona Vera Lúcia. Ela contou que mora no lugar há cerca de 30 anos e nunca tinha vivido algo parecido. A senhora assistia um jornal quando foi surpreendida pela água, que tomou conta da casa. Só teve tempo de salvar um colchão.

Desde os 16 anos batalhando, comprando as coisas à prestação, de pouquinho a pouquinho e perder tudo. Eu fico triste por mim e por meus vizinhos que também perderam tudo“, disse.


O que chama a atenção e causa ainda mais indignação é que o referido cidadão já havia sido solicitado a remover o material de construção sobre a boca-de-lobo.

Ele se recusou e ainda havia dito que, quem quisesse, pegasse uma enxada e fosse retirar a terra. A nossa reportagem não localizou o morador para ouvir a sua versão.

Equipes da Assistência Social do município se deslocaram até a rua e realizaram o serviço de amparo às famílias. Funcionários da prefeitura também foram com uma retroescavadeira e retiraram a terra para que o escoamento fosse liberado.

Um fato inusitado foi quando um morador, conhecido como “Jubinha”, falou à nossa redação que, durante a última campanha de eleições municipais, a então candidata a vereadora Cida Boiadeiro esteve no local.

Segundo ele, na ocasião, ela teria dito que, se eleita fosse com o apoio dos moradores, providenciaria uma obra de escoamento próxima as casas prejudicadas.

Fato é que, após eleita, ela não mais retornou ao local. Questionado, o morador ainda disse estar desacreditado que a vereadora volte para pedir, ao menos, desculpas. “Agradecer é o mais simples e ela não teve a dignidade pra fazer isso“.

Fonte: Medeirosdiadia

Tags:   Prejuizos causados pela chuva Medeiros Neto
publicidade