O mestre e agora vereador Valci Vieira, participou na última quinta-feira (18), junto com o prefeito Temóteo Brito da entrega da Escola Municipal Irmã Dulce, totalmente reformada aos moradores, alunos, pais e professores do bairro que leva o mesmo nome da escola.
O vereador disse que tem acompanhado o cuidado da gestão atual com as escolas em mantê-las em condições para receber alunos, professores, corpo docente e familiares, por exemplo, diante da escola Irmã Dulce, com um passado de um estrutura que vinha prometendo e com o desenvolvimento da própria educação ele fica feliz em ver que a escola está realmente em condições de desenvolver um trabalho a contento, “a escola não é só projeto pedagógico, a escola é também infraestrutura, toda e qualquer escola precisa de sua estrutura preparada e em condições para o desenvolvimento do projeto, porque se não o próprio corpo pedagógico não dará condição, ou não dará conta de ter os seus parâmetros bem desenvolvidos, e a gente fica feliz com essa escola agora toda preparada para melhor receber os alunos e os professores. Então é uma política pública de extrema importância manter as escolas em reais condições de funcionamento” disse.
Valci lembrou que por serem crianças carentes, originarias de bairros carentes que a escola acaba assumindo um papel social fundamental, não só no campo da educação formal, mas também da educação informal, os projetos sociais que a própria escola pode desenvolver certamente vão preencher lacunas extra sala de aula, e segundo o vereador é por isso que a escola precisa cada vez mais estar preparada, em todos os aspectos para que o aluno se sinta cada vez mais incluso, cada vez mais abraçado. Daí a importância de que o poder público mantenha as escolas em condições de funcionarem a contento, para que haja cada vez mais o estreitamento de laços entre os atores sociais da escola, e a família e a comunidade.
Educação publica
Quando perguntamos qual a opinião dele sobre a educação atual, o professor disse que a educação vem da família, do lar. “O princípio básico, é que a escola seja responsável pela educação formal, a escola prepara a criança, o adolescente, o jovem, o adulto, para tornar-se um cidadão consciente, com formação educacional, competitivo para o mercado, para o mundo do trabalho, claro que com as mudanças sociais e com tantas outras questões complexas a escola acabou por assumir outras funções que não são da essência da escola, então, questões de ordem familiar, a omissão do próprio estado, de alguma forma, jogou para os ombros da escola muitas responsabilidades que não são da natureza dela, e de alguma forma isso comprometeu o projeto principal da escola, que é a educação formal, você vê por exemplo hoje o diretor, coordenador, professor, os funcionários de modo geral muitas vezes, muito mais preocupados com outras questões, como merenda, o salário, a frequência do aluno, a presença dos pais nas reuniões de pais e mestres, isso tem tomado muito tempo dos profissionais da educação, e de alguma forma a essência que é discutir as questões pedagógicas podem ficar comprometidas. É preciso que todos tragam de volta essas funções para pensar seriamente que a escola tem como mola propulsora uma educação de qualidade. A mola propulsora da educação é pegar o projeto, discutir o projeto, contemporizar o projeto, claro que nós não podemos fechar os olhos para essas questões que nos falamos, diante de crianças que não tem o alimento em casa e que vai para a escola em busca do alimento, do almoço, a gente não pode fechar os olhos para isso. Então, o poder público precisa aumentar o investimento, valorizar mais a figura do professor e o professor por sua vez buscar caminhos com novas pedagogias, novas práticas educativas, para encantar o aluno. É muito complexo, mas é possível”, concluiu Valci.