Danilo do Mercado com o filho — Foto: Reprodução/Instagram
O vereador Danilo Francisco da Silva, o Danilo do Mercado, e o filho foram assassinados na tarde desta quarta-feira. Danilo, de 53 anos, e Gabriel Francisco Gomes da Silva, de 25, foram emboscados por bandidos de carro na Alameda Américo Campos, no bairro Jardim Primavera, em Caxias. Os criminosos abriram fogo e fugiram em seguida. Pai e filho morreram na hora.
Danilo e o filho tinham almoçado no restaurante Estrela da Primavera e se dirigiam ao carro do vereador, quando foram atingidos pelos tiros. O filho do político ainda tentou correr, mas caiu morto alguns metros adiante. Os criminosos fugiram em um carro não identificado. A polícia esteve no local e recolheu imagens das câmeras da fachada do restaurante para tentar identificar os assassinos.
Apesar das caracteristicas de crime execução, a polícia ainda não descarta nenhuma possibilidade, embora não haja sinais de latrocínio, uma vez que nada foi levado das vítimas. Moradores que presenciaram o crime disseram que havia uma bolsa cheia de dinheiro dentro do carro do vereador.
Em agosto do ano passado, Danilo foi alvo de uma operação da Polícia Civil. O político era investigado em inquéritos que apuravam mortes, formação de milícia e grupo de extermínio, grilagem de terras, extorsão e ameaça e, segundo as investigações, ordenou a morte de dois homens dois meses antes da ação, em junho.