Foto: Câmara Municipal de Teixeira de Freitas
Na madrugada deste sábado, 27 de julho, por volta das 00:30, uma guarnição da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizou uma ação de policiamento preventivo na Praça do bairro Nova América, em Teixeira de Freitas. A operação resultou na apreensão de uma arma de fogo, drogas e na detenção do vereador vereador Antônio Marques (Toinzinho) por múltiplos crimes.
Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram um veículo Ford/Ecosport, de cor prata e placa DRP-0G96, estacionado com o som em volume excessivamente alto, perturbando o sossego público. Ao abordar o responsável pelo veículo, identificado como vereador Toinzinho, de 50 anos, os agentes solicitaram que o som fosse desligado. O vereador se recusou a cumprir a ordem, o que levou os policiais a realizar uma busca pessoal.
Durante a revista, foi encontrada uma pistola Taurus TH9, calibre 9mm, com numeração ACK345352, além de 33 munições intactas e dois carregadores na cintura do Toinzinho. Em seguida, os policiais procederam com a busca no interior do veículo, onde localizaram cinco trouxinhas de substância análoga à cocaína, um celular marca Camon, cor prata, R$ 200,00 em espécie e nove cartões de crédito/débito de bancos variados.
Vereador Toinzinho foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia de Teixeira de Freitas, juntamente com todo o material apreendido. Ele está à disposição da Polícia Judiciária, que tomará as medidas legais cabíveis.
Sofreu tentativa de homicídio
No dia 11 de maio de 2021, o vereador foi baleado em uma tentativa de assassinato , no trevo de chegada a Teixeira de Freitas.
Há época, o vereador foi interceptado por dois homens armados em uma motocicleta que atiraram em sua direção.
Toinzinho foi baleado e socorrido por um popular ao Hospital Municipal (HMTF) ainda consciente. Os três tiros acertaram a cabeça (raspão), ombro e nariz.
Toinzinho é ex-jogador de futebol e mora no bairro Nova América, há 35 anos, onde mantém seu reduto.