* De 18 a 25 de março, serão oito noites de música de câmara, de filmes e musicais, de jazz, de canções e óperas da Rússia e da Itália.
* Gershwin Piano Quartet e The Oscar Peterson Quartet, solistas do Teatro Bolshoi e da Filarmônica de Berlim e a estreia da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro são alguns dos destaques do festival.
O Música em Trancoso, maior evento cultural do Sul da Bahia, consagrado nacional e internacionalmente e com produção e direção artística do Mozarteum, apresenta em 2017 uma programação ainda mais diversificada e com muitas novidades em relação às edições anteriores. De 18 a 25 de março, serão oito noites temáticas dedicadas à música erudita, ao jazz, canções populares da Rússia e óperas da Itália, e às trilhas de filmes e musicais que marcaram época, incluídas pela primeira vez na programação. Com sucesso cada vez maior, ano após ano o Música em Trancoso também vem se firmando como fomentador sociocultural, turístico e econômico na região.
Diante desse conjunto de atrativos, a expectativa dos organizadores é levar ao Teatro L’Occitane, palco oficial do Música em Trancoso, cerca de 8 mil pessoas, público que tem contribuído para consolidar o evento como propulsor da economia da região, em período de baixa temporada. Para fazer desse evento mais um marco na história do Música em Trancoso, o Mozarteum reunirá mais de 300 músicos e cantores, de diferentes nacionalidades e estilos. Paralelamente, a maioria deles participará das atividades socioeducativas, como masterclasses e aulas abertas de iniciação musical, que abrem novas perspectivas para estudantes locais e músicos de todo o País.
A revelação de talentos, um dos objetivos do Mozarteum, permitiu a formação da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, iniciativa inédita da instituição, formada por 69 bolsistas e 15 músicos profissionais. Em sua estreia no Música em Trancoso, a orquestra acompanhará nomes de destaque no cenário erudito do Brasil e do exterior. Ex-bolsistas, como os sopranos Camila Rabelo e Bruno de Sá, que tiveram a oportunidade de ascensão profissional, graças ao incentivo e apoio do Mozarteum, também irão se apresentar o festival.
Canções populares e sinfonias
A Noite Russa (18/3) abre o evento em grande estilo com a participação do barítono Alexander Kasyanov, do Teatro Bolshoi, que se apresenta pela primeira no Brasil. A mezzo-soprano Svetlana Shilova, também integrante do Bolshoi, é outro destaque da noite. Os dois interpretarão canções populares da Rússia e peças de compositores modernos, como a internacionalmente conhecida Katyusha, de Matvey Blanter. Para acompanhá-los, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob regência do renomado maestro brasileiro Carlos Moreno. Completam as atrações do primeiro dia o Terem Quartet, com instrumentos tipicamente russos, como balalaicas e bayan, e o Coro Acadêmico Yurlov da Russia, um dos principais conjuntos vocais da Rússia.
Aos apreciadores da música erudita por excelência, a Noite Sinfônica (19/3) reserva obras de alguns dos maiores compositores eruditos de todos os tempos, como Beethoven, Mozart, Dvorak e o contemporâneo francês Jacques Ibert. Para sua execução, a Orquestra Jovem retorna ao palco do Teatro L’Occitane, acrescida de solistas de primeira linha: Oscar Bohórquez, violinista da Filarmônica de Londres; Leonard Elschenbroich, violoncelista da Sociedade Filarmônica de Bremen; Thomas Neuberth, trompetista da Sociedade de Orquestra e Coral Freiburg/Berlim; Pablo Rossi, jovem pianista brasileiro ganhador do 1º Concurso Nacional Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros; e mais dois integrantes da Filarmônica de Berlim, o flautista Mathieu Dufour, e o oboísta Andreas Wittmann. A regência, dessa vez, é do maestro francês Benoît Fromanger, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Bucareste.
No swing do jazz
A terceira noite (20/3) será exclusiva do grupo suíço Gershwin Piano Quartet, que se apresenta com uma formação rara: quatro pianistas tocando quatro pianos de cauda simultaneamente. Sem partituras, com interpretações próprias e improvisos, o quarteto incluiu em seu programa uma homenagem à Bossa Nova com “Corcovado” de Antonio Carlos Jobim. Ao lado de releituras de clássicos de Chopin, Tchaikovsky, Procofiev, Wagner e Gershwin, entre outros, o quarteto mostrará sua alta performance técnica e criativa, que levanta plateias em todo o mundo.
O jazz volta a entrar em cena na terça-feira (21/3) com outro quarteto de igual prestígio internacional, o The Oscar Peterson Quartet, composto por músicos apontados como os melhores do mundo no gênero: o pianista e compositor Gerald Clayton, personagem de destaque de toda uma geração emergente de artistas de jazz; o guitarrista Ulf Wakenius, consagrado internacionalmente; o baixista Dave Young, um dos músicos internacionais mais queridos do Canadá, e o baterista Jim Doxas, de excepcional sucesso como instrumentista.
A noite de quarta-feira (22/3) surpreenderá o público com o gênero canto à capela (ou a cappella, de origem milenar), pela execução moderna e original do grupo Vocal Six, criado em 1988, na Suécia. São quatro tenores, um barítono e um baixo: Staffan Paulson, Robert Green, Stefan Högström, Tommy Wallström, Per Kockum e Peder Tennek, além do soundman Emanuel Neilsen. Aclamado por sua criatividade cênica, produção técnica de primeira e interações humorísticas com a plateia, o sexteto desembarca pela primeira vez no Brasil e na América Latina trazendo um repertório pop, que inclui artistas contemporâneos, como ABBA e Queen. No Teatro L’Occitane o grupo vai unir o improviso em palco com uma excêntrica e envolvente apresentação de vozes e muito gingado.
Músicas de câmara, de filmes e musicais
A noite de Música de Câmara (23/3) será uma oportunidade para o público do Teatro L’Occitane conhecer e aplaudir o talento dos alunos selecionados nas masterclasses, aulas gratuitas que ocorrem durante toda a semana do evento festival. Esses jovens terão o privilégio de ficar lado a lado de músicos profissionais de primeira linha, como Lorenz Nasturica, violinista e diretor da Orquestra de Câmara da Filarmônica de Munique; Elena Serova, que tocará um cembalo (mais conhecido como cravo) e a dupla da Filarmônica de Berlim, o flautista Mathieu Dafour e o oboísta Andreas Wittmann.
No penúltimo dia, o tema Música de Filmes e Musicais (24/03) promete emocionar gerações com composições de clássicos, como “The Impossible Dream“ (do musical The man of la mancha), ”New York, New York”, “Cinema Paradiso”, “Titanic”, “E.T.” e muitas outras. Solistas de canto e violino de sucesso internacional se apresentam com a Orquestra Acadêmica do Teatro Colón, o Coral Lírico de Minas Gerais e o Coro Acadêmico Yurlov da Rússia, e regência do maestro alemão Wolfgang Roese, que eletrizou a plateia com seus arranjos na noite de Rock Symphony no Música em Trancoso 2016. A música tema de “A Lista de Schindler” ficará por conta de Lorenz Nasturica e seu violino Ex Hegedus, um Stradivari de 1692, e Thomas Neuberth, primeiro trompete da ORSO - Sociedade de Orquestra e Coral Freiburg/Berlim. Para cantar “Requiem”, de A.L. Webber, o soprano Bruno de Sá, selecionado no 1º Canto em Trancoso para bolsa de estudos na Alemanha.
O 6º Música em Trancoso se despede do público com as atrações da Noite Italiana (25/3), que reúne algumas das óperas mais conhecidas do país, interpretadas por cantores de grande dramaticidade, com um espetáculo à parte: “Rigoletto” de Verdi nas vozes da mezzo-soprano Svetlana Shilova, do barítono Alexander Kasyanov, da soprano Julia Thornton e do tenor Enrique Folger. Além de Thornton, que fez sua estreia na ópera alemã como Helmwige, na aclamada montagem de “A Valquíria”, a noite reserva outras surpresas com a brasileiro-cubana Angelica de la Riva, conhecida do grande público por sua interpretação do Hino Olímpico na cerimônia de Abertura do COI para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e elogiada pela crítica por sua presença cênica e versatilidade vocal; e a jovem talento brasileira a soprano Camila Rabelo, também ex-bolsista do Mozarteum, que participou em 2016 da Chorakademie Lübeck, na Alemanha. Na última noite do Festival, ela interpretará a ária “Addio del passato” de “La Traviata”.
O Música em Trancoso
O Música em Trancoso surgiu em 2012 como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Régis Bittencourt e François Valentiny desejavam realizar um evento que reunisse jovens músicos e profissionais consagrados e, ao mesmo tempo, colaborasse para promover as belezas naturais da região e estimulasse seu desenvolvimento econômico.
Com direção artística do Mozarteum, já subiram ao palco do evento mais de 44 mil espectadores e 992 artistas, reunindo intérpretes de reconhecimento internacional de música erudita e popular do Brasil e de várias partes do mundo, além de orquestras jovens brasileiras. As cinco primeiras edições já contabilizaram 121 masterclasses para 1.145 alunos e 98 aulas para 7.589 crianças do Ensino Público.
Com duas plateias (coberta e ao ar livre) 1.058 lugares cada, o Teatro L’Occitane também é usado para diversas atividades culturais e socioeducativas, transformando-se num centro permanente de produção e disseminação cultural. Seu anexo, o Facilities, dispõe de salas de ensaio e aulas, bar, salas de reunião e toaletes.
O Mozarteum
Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e
estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.
MÚSICA EM TRANCOSO 2017
Patrocínios
Mantenedor: Groupe L’Occitane
Patrocinadores: Chenue do Brasil, Engie Foundation, EY, Itaú, Mobility, Mondelli e Rede
Apoio: Teatro L’Occitane, Hebraica São Paulo
Produção e realização: Mozarteum Brasileiro
PROGRAMAÇÃO
6º Música em Trancoso - Teatro L’Occitane
* 18 de março – Noite Russa
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Coro Acadêmico Yurlov da Rússia
Carlos Moreno, regência
Svetlana Shilova, mezzo-soprano
Alexander Kasyanov, barítono
Terem Quartet, balalaicas, bayan
* 19 de março – Noite Sinfônica
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Benoît Fromanger, regência
Oscar Bohórquez, violino
Leonard Elschenbroich, violoncelo
Mathieu Dufour, flauta
Andreas Wittmann, oboé
Thomas Neuberth, trompete
Pablo Rossi, piano
* 20 de março – Gershwin Piano Quartet
Mischa Cheung
André Desponds
Benjamin Engeli
Stefan Wirth
* 21 de março – The Oscar Peterson Quartet featuring Gerald Clayton
Gerald Clayton, piano
Ulf Wakenius, guitarra
David Young, baixo
Jim Doxas, bateria
* 22 de março – Vocal Six
Robert Green, tenor
Stefan Högström tenor
Per Kockum, barítono
Emanuel Neilsen, soundman
Staffan Paulson, tenor
Peder Tennek, baixo
Tommy Wallström, tenor
* 23 de março – Música de Câmara
Lorenz Nasturica, violino
Mathieu Dufour, flauta
Andreas Wittmann, oboé
Elena Serova, cembalo
Alunos selecionados nas masterclasses
* 24 de março – Música de Filmes e Musicais
Orquestra Acadêmica do Teatro Colón
Coral Lírico de Minas Gerais
Coro Acadêmico Yurlov da Rússia
Wolfgang Roese, regência
Julia Thornton, soprano
Enrique Folger, tenor
Bruno de Sá, soprano
Jean Carlos Gorges – Mezzo-soprano
Oscar Bohórquez, violino
Lorenz Nasturica, violino
Thomas Neuberth, trompete
* 25 de março – Noite Italiana
Orquestra Acadêmica do Teatro Colón
Coral Lírico de Minas Gerais
Coro Acadêmico Yurlov da Rússia
Wolfgang Roese, regência
Julia Thornton, soprano
Angelica de la Riva, soprano
Camila Rabelo, soprano
Svetlana Shilova, mezzo-soprano
Enrique Folger, tenor
Alexander Kasyanov, barítono