Publicidade Davaca novo

União dos Escoteiros do Brasil completa 90 anos

Por Neuza em 03/11/2014 às 17:27

 

 

 Imagem Ilustrativa.

A Instituição foi criada para fortalecer o Movimento Escoteiro e efetivar as ações dos grupos: mais de 5 milhões de pessoas já foram beneficiadas com iniciativas nacionais.

A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) comemora 90 anos de existência na terça-feira, 4. A Instituição, que representa todos os grupos escoteiros do País, foi criada em 1924 com o intuito de unificar e expandir o Movimento Escoteiro, auxiliando jovens e voluntários no desenvolvimento de suas atividades e potencialidades.

O Escotismo foi fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell: em 1º de agosto, ele reuniu 20 jovens para a Ilha de Brownsea, onde ficaram por oito dias. Lá, Baden-Powell ensinou técnicas de sobrevivência, primeiros socorros, orientação, entre outras. A repercussão da atividade levou o inglês a escrever o livro "Escotismo para Rapazes”, com dicas e ensinamentos que são utilizados até hoje.

No Brasil, o Movimento Escoteiro chegou em 1910, e rapidamente se espalhou por todo o País; algumas associações regionais foram criadas, mas nenhuma que funcionasse em âmbito nacional. Observando o cenário da época, o jovem Benjamin Sodré passou a lutar pela unificação das instituições, e em novembro de 1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil.

Atualmente, são mais de 1,2 mil grupos escoteiros espalhados pelo País, e um número de membros que ultrapassa os 80 mil. Todos unidos por um mesmo ideal, que visa construir um mundo melhor por meio do desenvolvimento de jovens mais conscientes, atuantes e responsáveis.

Ao longo de sua história, a UEB tem se preocupado em produzir materiais educacionais relevantes e de acordo com a realidade que integra, auxiliando os voluntários no desempenho de suas tarefas. Além disso, a Instituição - a única no Brasil reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro - regula, fiscaliza e acompanha a criação de novos grupos.

Com a formação de uma única entidade, eventos que antes aconteciam isoladamente e de forma pouco impactante, passaram a ser realizados em nível nacional e a atingir não só comunidades locais, mas regiões inteiras.

Em comemoração aos 90 anos da Instituição, será lançado na terça-feira o livro "A União – A história da chegada do Escotismo ao Brasil e dos 90 anos da UEB”, de Antonio Boulanger, que retrata o início do Movimento Escoteiro no País, o desenvolvimento dos primeiros grupos escoteiros, nomes que marcaram essa história e, em meio a tudo isso, a formação da União dos Escoteiros do Brasil. 

Ações Nacionais

Além de eventos regionais, os Escoteiros do Brasil realizam anualmente três atividades sociais nacionais: o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MutCom), o Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco) e o Mutirão Nacional de Doação de Sangue. Esses eventos contabilizam, juntos, 43 edições, com temas e propostas diferentes, mas com o objetivo de impactar positivamente a sociedade.

Mais de 5 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelas ações escoteiras, direta ou indiretamente. Além do impacto pontual, essas atividades buscam deixar um legado ainda maior: a conscientização e o desejo de contribuir para um mundo ainda melhor.

Escotismo

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos, valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos e se configura como a maior organização mundial de voluntariado em prol da educação. Sua principal característica é se tratar de um movimento que envolve as famílias em seu dia a dia.

Escoteiros do Brasil

Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2013, contou com um contingente de 83.526 escoteiros, nos quais 20.352 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 563 cidades brasileiras, somando um total de 1.252 Grupos Escoteiros. Unidos a um Movimento com cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extra escola pela Lei nº. 8.828/46.

Fonte: Ascom.

Tags:   Brasil
publicidade