O IV Festival Gastronômico Sabores de Teixeira foi oficialmente lançado na noite desta quarta feira, 30 de agosto.
O Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas acontece nos principais bares e restaurantes da cidade, movimenta toda a população e agrada os mais exigentes paladares. O festival faz parte do calendário de eventos local e agora passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Ministério do Turismo e tem como objetivo incentivar o turismo gastronômico em nossa cidade, aquecer a economia através da culinária.
O Festival Gastronômico Sabores de Teixeira tem como objetivo maior, evidenciar e divulgar a cidade de Teixeira de Freitas como referência profissional gastronômica, além de potencializar nossa economia através da gastronomia local fortalecendo toda a cadeia produtiva do turismo.
Como nas edições anteriores, o festival busca trazer para Teixeira de Freitas a gastronomia de outros países e este ano o festival fará uma viagem pela culinária italiana. A cozinha italiana está entre as mais completas, ricas e deliciosas do mundo, principalmente por seus ingredientes característicos da gastronomia regional.
Nesta edição 27 estabelecimentos vão concorrer na categoria prato principal (restaurantes), petiscos (bares e botecos), lanches (lanchonetes, padarias, pizzaria, tapiocarias, e creperias), e no quesito sobremesa (cafeteria e doceria).
Os participantes terá que elaborar pratos de acordo com o tema escolhido pela comissão organizadora, que normalmente são pratos típicos do Brasil, mas nesta edição, a comissão ousou e desafiou os participantes a buscar na culinária italiana referências na gastronomia italiana para elaboração dos pratos que serão apresentados aos jurados.
O IV Festival Gastronômico acontece no período de 14 de setembro a 1º de outubro. No dia 13 de setembro acontece a abertura da cozinha show no Shopping Pátio Mix e este ano traz os chefs, Maira Pinto, Pedro Mesquita e Dário Heberson, participante do Bake Off Brasil.
Durante o festival, todo sábado a cozinha show será montada no mercado municipal onde os participantes poderão usa ingredientes oriundos da agricultura familiar encontrados em grande variedade em nossa feira livre.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae explicou que foram realizados minicursos com os participantes, ensinado como trabalhar com higiene, montar vitrine, cuidados com os clientes, vendas e suporte administrativo.
O Senac tem o papel de acompanhar o treinamento dos participantes e avaliar os pratos elaborados nos estabelecimentos inscritos, explicou a gerente regional do Senac, Nanci Costa.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães, falou que o Festival Gastronômico aquece o comércio e incentiva o turismo, e que tem certeza que este ano o sucesso será ainda maior com a escolha dos sabores da Itália, um desafio que os participantes irão buscar para agregar novos sabores e técnicas a nossa culinária sem perder a identidade local.
Já o chefe de gabinete, Herbert Chagas que representou o prefeito Timóteo Brito disse que o festival além de movimentar o comércio local, movimenta o turismo da nossa região, desponta a cidade para o cenário nacional da gastronomia, e traz para nosso cidade não só o conhecimento gastronômico como induz os participantes a buscar novos desafios culinários.
O evento é uma realização da prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo em parceria com o Sebrae e o Senac.