Publicidade Davaca novo

UFSB supera expectativas de estudantes e professores

Por Neuza em 29/09/2014 às 19:55


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As primeiras semanas de aula da Universidade Federal do Sul da Bahia no Campus Paulo Freire estão sendo animadoras para estudantes e professores, conforme afirmação de entrevistados em Teixeira de Freitas, na sexta-feira, 26 de setembro. O modelo inovador da UFSB, por si só, chama atenção, e a nova abordagem e experiências propostas estão fazendo desta a Universidade da transformação. O campus Paulo Freire está sediado na Praça Joana Angélica, prédio pertencente ao Governo Municipal. "De todos os nossos ganhos nesse governo, nenhum se compara a UFSB”, avalia o prefeito João Bosco.

O estudante Emerson Mendes, 19 anos, afirmou ter se "surpreendido para melhor” com a UFSB. Segundo ele, "as atividades são simples, mas de uma profundidade tão grande [...] você chega aqui e sempre sai diferente”, e destacou que se sente "realizado”. Adriano Duarte, 17 anos, falou sobre o resultado inicial das reflexões propostas pelo currículo inicial, "uma palavra que é muito utilizada aqui é alteridade, você exercitar a capacidade de se colocar no lugar do outro, hoje eu acredito que posso ir muito mais além do que quando cheguei aqui”.

O professor Francisco Nunes, historiador e doutor em Cultura e Sociedade, leciona o componente Universidade e Sociedade. Para ele, palavras como estranhamento, ansiedade e insegurança caracterizam o início dos trabalhos na UFSB,"os estudantes vieram esperando um modelo tradicional de ensino e foram surpreendidos pela formação dialogada, pela formação em ciclos progressivos”,resposta que tem sido positiva, para ele, por possibilitar o desprendimento de modelos tradicionais de ensino e o ingresso em um mundo novo, de inúmeras possibilidades.

"O projeto desta Universidade é inusitado e único”, comentou o professor e seguiu explicando que "a tônica do projeto é o trânsito de saberes, é a formação a partir da troca de experiências”. Na sua visão, a UFSB traz a docência como o exercício do ensino da aprendizagem, ensinar aos alunos a aprender a aprender. "Eu não vou para a sala de aula com textos prontos para que eles decorem, leiam”, mas sim lhes ensinar novas formas de descoberta, contou.

Caio Henrique Reis, 18 anos, confessou que achava que a realização da Universidade seria algo distante, mas ressaltou que a UFSB está sendo "melhor do que havia imaginado”. Nos quesitos professores, funcionários, aulas e descobertas, os estudantes deram nota 10 a Universidade Federal em Teixeira de Freitas. Por fim, Adriano salientou: "o sonho de todo estudante é uma Federal, eu só não sabia que iria poder realizá-lo tão perto de casa e de maneira tão transformadora”. Segundo o prefeito João Bosco, que é médico cardiologista e comemora o polo de Saúde em Teixeira de Freitas, esta Universidade tem tudo a ver com município porque contribuirá na construção de "uma cidade com conceitos diferentes, onde o desenvolvimento não seja apenas econômico, mas principalmente social, que o ganho maior seja para as pessoas”.




Fonte: Ascom

Tags:   Teixeira de Freitas
publicidade