A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em Teixeira de Freitas está se preparando para receber seus primeiros estudantes. Mais do que a realização de um sonho, na próxima semana os teixeirenses terão oportunidade de presenciar um momento histórico para o extremo sul baiano. Pintura, jardinagem, montagem de moveis e equipamentos, os detalhes estão sendo preparados para o início das aulas na segunda-feira (8).
O decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) Francesco Lanciotti Júnior afirmou que os sentimentos no início das atividades da UFSB são dois, "nós estamos tranquilos, por vermos que as metas estão sendo alcançadas e, também, ansiosos para formar a sala de aula e receber os estudantes”.
O campus Paulo Freire se localiza na praça Joana Angélica, lado oposto a Avenida das Nações, e, junto ao Centro Educacional Territorial do Estremo Sul (Cetepes), em Teixeira de Freitas, e Colégio Estadual Polivalente, em Itamaraju, compõe a estrutura inicial da UFSB em Teixeira de Freitas. Mais 220 estudantes estão matriculados e são esperados para o início das aulas.
Carteiras, equipamentos, jardinagem, o movimento é grande e os funcionários estão com a mão na massa para preparar tudo. A primeira semana de aula será para acolhimento do corpo discente, na segunda-feira (8) acontecerá o primeiro encontro, às 18h. E, na sexta-feira (12), a Aula Inaugural reunirá professores, alunos, familiares, comunidade teixeirense e autoridades, para prestigiar o ato formal e histórico que inaugura a Universidade Federal em Teixeira de Freitas e o início de uma nova história.A UFSB é realidade e, através do trabalho conjunto entre os governo municipal e federal os baianos do extremo sul, os teixeirenses, os estudantes de escolas públicas de toda a região poderão estudar Medicina e cursos da área da Saúde em casa.