Na manhã deste sábado, 02 de setembro, uma operação policial na cidade de Belmonte resultou na morte de três membros do MPA, uma organização criminosa. A ação conjunta envolveu quatro equipes da RONDESP EXTREMO SUL, juntamente com uma guarnição do 8° BPM, que receberam informações sobre um possível ataque planejado pelos líderes do MPA contra uma facção rival em Belmonte.
Com base nessas informações, as forças policiais se dirigiram a um sítio na Visgueira, onde suspeitavam que os criminosos estavam acampados. Ao se aproximarem do acampamento, os policiais foram recebidos a tiros por um grupo de criminosos fortemente armados. Após um confronto armado, alguns suspeitos conseguiram escapar, enquanto três deles, identificados como Lacoste, Burrinho e Kefinho, ficaram feridos e foram encontrados caídos no local.
Os feridos foram imediatamente socorridos e levados ao hospital municipal da cidade, mas, infelizmente, não resistiram aos ferimentos e acabaram morrendo.
No acampamento utilizado pelos criminosos, as equipes policiais apreenderam um considerável arsenal, incluindo: 02 pistolas calibre 9mm; 01 pistola CT.40; 02 celulares; 31 munições calibre .40; 42 munições calibre 9mm; 99 buchas de maconha, 04 pedaços de maconha; 01 porção de raxixe; 25 pedras de crack; 110 pinos de cocaína; 15 papelotes de cocaína; 01 porção maior de cocaína; 03 balaclavas (máscaras); uma roupa camuflada, 02 rádios HTs; 02 carregadores de arma de fogo e 02 coldres.
Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia para as providências legais cabíveis. A operação policial demonstra o comprometimento das autoridades em combater o crime organizado e garantir a segurança da comunidade em Belmonte.