Neste domingo, 31 de dezembro, as Guarnições da RONDESP-ES (Extremo Sul) realizavam rondas táticas na cidade de Itamaraju quando receberam informações dos colegas da PM de Eunápolis, indicando que uma mulher havia sido detida no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Eunápolis, por transportar uma considerável quantidade de drogas em um ônibus proveniente de Itamaraju. A abordagem resultou na prisão de Poliane Soares de Mello, 43 anos, que estava transportando 11.650 kg de cocaína e 3.690 kg de maconha. Após a prisão, a suspeita foi conduzida à Sede da 23ª COORPIN na cidade.
Poliane revelou aos policiais que ao receber a droga de Silvano (Gil) em Itamaraju, parte da substância permaneceu com o suspeito, que estaria armado. Essa informação levou as equipes da RONDESP, em conjunto com a guarnição do PETO da 43ª CIPM, a realizar diligências para localizar Silvano. O suspeito foi encontrado na Rua Ceará, no bairro Santo Antônio do Mont, e ao perceber a aproximação das guarnições, efetuou disparos contra os policiais, iniciando um confronto armado. Silvano Gil Gomes da Silva, 35 anos, foi posteriormente encontrado caído em uma residência, portando um revólver calibre .38, resultando em seu óbito.
A revista no local onde o suspeito resistiu resultou na descoberta de 2 kg de cocaína e três balaclavas (toca ninja). O Auto de Resistência com resultado em morte foi registrado na delegacia de Itamaraju. Após os procedimentos legais, o corpo de Silvano foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para a realização de exame de necropsia. O caso permanece sob investigação do delegado Dr. Gean Nascimento.