Publicidade publicidade

Tipos de bêbados: estudo aponta 4 personalidades diferentes

Psicólogos identificaram quatro "tipos principais de bêbados" com base em como você lida com a bebida em ambientes sociais. Que tipo você é?

Por Neuza em 17/10/2023 às 14:13

Tipos de bêbados: estudo aponta 4 personalidades diferentes

Veja quais são os tipos de bêbados, de acordo com estudo - Foto: Freepik/Divulgação

Você provavelmente já sabe, por experiências da vida real, que o álcool pode influenciar drasticamente na personalidade das pessoas de formas diferentes. E, na verdade, existem evidências científicas que provam que " tipos de bêbados" realmente existem.

Foi o que apontou um estudo publicado na revista Addiction Research and Theory, onde pesquisadores da Universidade de Missouri-Columbia recrutaram 187 estudantes universitários. Os participantes do estudo sobre tipos de bêbados relataram ter um "companheiro de bebida", ou seja, uma pessoa que sabe como eles são quando estão sóbrios e bêbados, para preencher separadamente pesquisas idênticas e avaliar a frequência do consumo de álcool, as consequências relacionadas a ele e os traços de personalidade sóbrios e bêbados de seus amigos.

Eles, então, criaram subgrupos (ou "tipos de bêbados") baseados no método dos cinco fatores - domínios usados pelos psicólogos para determinar a personalidade -, que incluem neuroticismo, extroversão, abertura, agradabilidade e consciência.

Acontece que existem quatro tipos de personalidades bêbadas que coincidentemente combinam com alguns nomes populares que você provavelmente reconhecerá da sua infância: Hemingway, Mary Poppins, Sr. Hyde (O médico e o monstro) e O Professor Aloprado. Confira as características abaixo para ver onde seus amigos - e você - se encaixam.

Os 4 tipos de bêbados
Hemingway

Este é o seu amigo que pode virar o que quiser sem que ninguém perceba, assim como o próprio autor Ernest Hemingway. Os membros deste grupo relataram apenas ligeiras alterações de personalidade quando bêbados. A sua consciência (por exemplo, estar preparado, organizado ou rápido) e o intelecto (por exemplo, compreender ideias abstratas e ser imaginativo) foram menos afetados do que o resto da amostra.

Curiosamente, este foi de longe o maior grupo. Os pesquisadores concluem que esse "tipo de bêbado" representa a maioria das pessoas que tendem a não sofrer mudanças drásticas de caráter ou consequências relacionadas ao álcool.

Mary Poppins

Assim como a amada e alegre babá, o grupo Mary Poppins era composto por um pequeno número de pessoas (14% da amostra), que são particularmente agradáveis quando sóbrios - ou seja, pessoas mais amigáveis e cooperativas. Uma vez bêbado, contudo, este grupo viu menos diminuição na consciência e no intelecto e mais aumento na extroversão do que outros. Em suma, "o grupo de bebedores de Mary Poppins capta essencialmente os bebedores doces e responsáveis, que experimentam menos problemas relacionados com o álcool em comparação com os mais afetados", explica o estudo.

Sr. Hyde (O médico e o monstro)

Aqueles que seguiram o alter ego maligno do Dr. Jekyll experimentaram a transformação mais negativa do bêbado. Os membros deste grupo relataram diminuições na consciência e no intelecto, e aumentos pequenos na extroversão quando bêbados em comparação com as outras amostras.

"Os membros deste grupo, assim como o lado obscuro de Sr. Hyde, relataram uma tendência de serem particularmente menos responsáveis, menos intelectuais e mais hostis quando estão sob a influência do álcool, do que quando estão sóbrios, bem como em relação a membros dos outros grupos", concluiu o estudo. Sem mencionar que este foi o único grupo estatisticamente mais propenso a sofrer consequências prejudiciais por beber (ou seja, desmaiar ou ser preso por causa de comportamento de embriaguez).

O Professor Aloprado

Este grupo - nomeado em homenagem ao personagem interpretado por Eddy Murphy, que é quimicamente transformado no mais confiante e extrovertido professor aloprado - era particularmente introvertido quando sóbrio, mas mostrava um grande aumento na extroversão quando bêbado, bem como uma diminuição na consciência.

Os membros deste grupo tiveram a maior discrepância geral entre seus traços sóbrios e bêbados, mas ainda na faixa de tomada de decisão saudável (sem desmaios e sem mensagens de texto bêbadas para seus ex). Este é o seu amigo tímido que vira festeiro depois de alguns drinks.

Ressalvas sobre o estudo

É difícil negar a verdade anedótica da pesquisa. Ainda assim, os autores do estudo admitem uma série de limitações. Por exemplo, os "tipos bêbados" baseavam-se em informações auto-relatadas e em experiências de embriaguez "típicas" que não permitiam aos pesquisadores investigar diferenças de personalidade em diferentes tipos de situações de embriaguez. E, o mais importante, o grupo da amostra era composto principalmente por estudantes universitários americanos, brancos, o que torna difícil generalizar as descobertas. Portanto, os autores dizem que "não tentam estender ou aplicar essas descobertas além das pessoas em idade universitária que foram estudados".

Ainda assim, o estudo rende uma ótima conversa de happy hour no fim de semana - especialmente quando todos os amigos se transformam em alter egos bêbados.

Fonte: Boa Forma

Tags:   tipos principais de bêbados
publicidade