Publicidade Davaca novo

Tempestade repentina leva medo e destruição para moradores de Itapetinga. Subestação da Coelba explodiu

Por Neuza em 27/08/2023 às 11:31

A forte tempestade que caiu repentinamente na tarde deste sábado, 26 de agosto, levou medo e destruição para moradores da cidade de Itapetinga, localizada no Centro-Oeste da Bahia.

A forte ventania arrancou árvores, destelhou casas e destruiu fachadas de lojas e estabelecimentos comercias. No Parque da Lagoa, principal ponto turístico da cidade, o vendaval arrancou toldos e destruiu fachadas do bares. Em um vídeo feito por moradores é possível ver a correria das pessoas que estavam no local.

Outro vídeo mostra o momento que a subestação da Coelba começa a pegar fogo em seguida uma forte explosão seguida de muito fogo é vista de longe. Não há informação de feridos. Quatro famílias ficaram desalojadas.

Na manhã deste domingo (27), a Coelba emitiu uma nota falando sobre a explosão da subestação. Há informação de prejuízos também na zona rural.

Neoenergia Coelba reforça a quantidade de equipes em campo no município de Itapetinga por conta de temporal

A Neoenergia Coelba está atuando com reforço operacional para atender ao aumento de ocorrências provocado pelo temporal que atinge o município de Itapetinga na noite deste sábado (26). A cidade registrou rajadas de ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas, que aumentam a incidência de objetos e vegetações de grande porte sobre a rede elétrica. 

Tempestade repentina leva medo e destruição para moradores de Itapetinga. Subestação da Coelba explodiu

Barracas da Agricultura Familiar central de abastecimento - Foto: Redes sociais

A subestação que atende a cidade também foi afetada pela situação climática adversa. Técnicos da distribuidora estão no local realizando a manutenção necessária para restabelecer o fornecimento dos consumidores no menor tempo possível. 

Devido ao trabalho dos profissionais, parte dos clientes inicialmente interrompidos já foram normalizados - através de manobras realizadas na rede eletrica. 

Tempestade repentina leva medo e destruição para moradores de Itapetinga. Subestação da Coelba explodiu

Foto: Redes sociais

A distribuidora reforça que todo o efetivo de engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão até que a situação climática seja normalizada. A concessionária não medirá esforços para que todos os clientes tenham o fornecimento de energia restabelecido. 

Em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes têm disponíveis os seguintes canais: o envio gratuito de torpedos SMS para o número 28116, informando apenas o número da conta-contrato da unidade consumidora; o WhatsApp, através do (71) 3370-6350; a central gratuita de teleatendimento 116; a agência virtual, na página de serviços do site www.neoenergiacoelba.com.br, o aplicativo Neoenergia Coelba disponível para Android e IOS.  

 

DICAS DE SEGURANÇA

- Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Neoenergia Coelba pela central gratuita 116.

- Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço; 

- Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados; 

- Evite o contato caso as paredes da casa/edificação estejam úmidas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas, elas são potenciais fontes de choques e mau funcionamento de equipamentos; 

- Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva; 

- Procure não ficar sob as árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão ou canos, sobretudo se a casa estiver em campo aberto; 

- Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV; 

- Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul

Tags:   Itapetiunga tempestade vendaval prejuizos destruição
publicidade