Major Magalhães e Capital Silvio
Foi publicado no Diário Oficial, no dia 11 de abril, a alteração da estrutura da segurança, fazendo com que a parte operacional fosse reestruturada em três companhias independentes. A Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Bahia (LOB) determinou que a partir de agora há em Teixeira de Freitas a 87º Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Alcobaça a 88º CIPM e a 89º CIPM em Mucuri.
O 13º Batalhão passou a ser o 13º Batalhão Escola Especializado em Instrução e Capacitação, sob o comando do coronel Paulo Silveira, e está desvinculado da parte operacional. O 87º CIPM está no comando do Major Raimundo Cézar Magalhães Dantas, Major Dourival Dantas passa a comandar a 88º CIPM e o Capital Silvio Nunes a 89º CIPM.
"Esperamos que tenhamos condições de manter aquele excelente trabalho que o tenente coronel Paulo Silveira já vinha desempenhando de articulação da sociedade, valorização do povo e ações sociais”, diz Major Magalhães. Ele está há 16 anos na região, comandou o batalhão de Itamaraju, sub-comandante em Porto Seguro, sub-comandante em Medeiros Neto e planejador operacional e sub-comandante em Teixeira de Freitas.
O Capital Silvio Nunes diz ter trabalhado três vezes em Teixeira e já está há 25 anos na Polícia Militar. "É uma região delicada pelo fato de trabalhar com duas divisas: Minas Gerais e Espírito Santo. Nós sabemos que o problema da droga é recorrente em todo o Estado, mas vamos trabalhar fazendo repressão ao crime e ao crime de tráfico de drogas”, diz Silvio.
O tenente-coronel Paulo Silveira explica que a atividade passa a ser desenvolvida no 13º Batalhão é com ensino e formação de policiais. No início de maio já tem a primeira turma de novos policiais, a principio a capacidade é para 150 alunos. Haverá também cursos de capacitação, para a formação de sargento, sargentos especiais e cabos.
Por essa formação ser aplicada como forma de estágio, também haverá um reforço significativo da segurança pública na cidade. Antes dessa mudança o lugar mais próximo para realizar esses cursos era em Ilhéus, agora todo o extremo sul poderá se beneficiar com os cursos oferecidos no 13º Batalhão.
"Ser policial é um sacerdócio, uma profissão difícil, mas é gratificante”, e assim que abrir o edital para o próximo concurso fica o convite a todos da região para se inscrever, diz Paulo Silveira. Ele aproveitou o momento para dizer que foi um prazer estar a frente do Batalhão e se esforçou ao máximo para desempenhar um bom trabalho a frente da parte operacional, e também desejou um boas vindas aos novos comandantes das Companhias.
Outra mudança é quanto aos pelotões que passaram a existir. A Companhia Especializada Tático Operacional (Ceto) e a 1ª Companhia, agora passam a ser Pelotão Especial Tático Operacional (Peto) e 1º Pelotão.