Nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas informa que houve 20 novos casos positivados. Até o momento são 18.013 casos confirmados. Destes, 37 são considerados ativos, ou seja, as pessoas que ainda têm a possibilidade de transmitir o vírus. Até o momento são 286 mortes. A taxa de letalidade em Teixeira de Freitas é de 1,58% em relação aos casos confirmados. Nossa taxa de recuperação é de 98,20%, são 17.690 recuperados.
Óbitos
Na presente data, a SESAB devolveu à Secretaria Municipal de Saúde os resultados de exames de 15 óbitos que estavam sob investigação da causa mortis. Os casos se relacionam a pacientes teixeirenses que faleceram entre dezembro de 2020 e junho do corrente ano, verificando-se 3 mortes no HMTF, 2 na UPA é 10 em unidades fora de Teixeira. Com o resultado, tais óbitos vieram a confirmar-se como implicações da Covid-19, o que eleva o percentual de falecimentos e impacta o boletim informativo diário.
Entretanto, é preciso esclarecer que não se trata de qualquer agravamento da pandemia no nosso município, apenas uma consequência do envio tardio dos resultados por parte do Estado. A situação atual indica para um controle cada vez maior da pandemia em nível local, decorrente sobretudo do avanço da vacinação, significando que não há qualquer alteração do quadro de flexibilização em curso.
Ocupação de Leitos
De acordo com o último censo de ocupação de leitos, feito nesta tarde, são 05 pacientes internados em leitos para tratamento da Covid-19 no HMTF e Hospital de Campanha de Teixeira de Freitas, não há pacientes na enfermaria e temos 05 pessoas internadas na UTI, representando 33% de ocupação de UTI. Na UPA e UMMI diante a última atualização não há pacientes internados. Lembrando que são internadas na UMMI, puérperas, gestantes e crianças.
Na rede privada, não há pessoas internadas. A quantidade de leitos de UTI da rede privada é flexível, visto que alguns leitos são reservados para realização de cirurgias. Sendo no total de internações 05.
Lembramos que as pessoas internadas podem ainda ter sequelas, mas não necessariamente estão ainda no grupo de ativos. Há também muitos casos de chegada do resultado confirmado positivo para Covid-19 depois de 14 dias do ciclo viral, logo esses casos nem chegam a constar como ativos, entram apenas na contabilização de confirmados.