Teixeira de Freitas vai sediar a terceira edição do e-Agro, evento realizado a partir de uma parceria entre Sebrae Bahia, Sistema Faeb/Senar e Sindicatos Rurais, que acontece de 17 a 20 de novembro, em formato híbrido (on-line e presencial). A iniciativa busca trabalhar a solução digital voltada a atender às necessidades dos produtores rurais, com foco na geração de negócios.
O e-Agro traz um conceito diferenciado em relação às feiras mais tradicionais realizadas no estado, tendo como foco inovação e tecnologia ao agronegócio. Para planejar o evento e discutir o plano de ação mais adequado, principais lideranças se reuniram nos dias 20 e 21 de julho, alinhando as necessidades dos produtores à transformação tecnológica que o mundo proporciona.
É a primeira vez que o município do extremo sul baiano sedia o evento. Teixeira de Freitas foi escolhida diante do potencial para o agronegócio. A cidade é também uma referência na produção com uso de tecnologia, incentivando o empreendedorismo e gestão de crises. Pensando nisso, os organizadores trarão alguns palestrantes de renome nacional dentro deste segmento. “Será uma exposição diferenciada. Trabalharemos o progresso, e o ganho vai além da cidade. Os produtores e a sociedade de modo geral também serão beneficiados”, enfatiza o presidente do Sindicato Rural, Dorivaldo de Almeida Neves.
Além disso, o e-Agro traz grandes empresas do país com facilidade de acesso aos produtores, dinâmicas, dias de campo, espaço para startups, hackathon em solução de problemas, conteúdo qualificado e um aprendizado incomensurável. Um dos momentos cruciais são as rodadas de negócio, com a responsabilidade do Sebrae.
A partir das metodologias utilizadas pelo Sebrae, as rodadas permitirão que os produtores se aproximem, no ambiente virtual, de grandes fornecedores do agronegócio. Alex Brito, gerente regional do Sebrae explica que o Extremo Sul tem um grande potencial que precisa ser trabalhado. “O Sebrae percebe as necessidades do produtor e essa é a uma oportunidade que faltava. Pensamos numa estratégia a nível nacional. Será um grande evento, tão forte quanto a força do agro para a Bahia. O futuro é agora”, acrescentou Alex.
Participaram também da reunião o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, da secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas, Elenita Garcia ,além de Luiz Sandes, assessor da Presidência da Faeb; Guilherme Moura, vice-presidente Administrativo Financeiro da Faeb; Dorivaldo Neves, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Teixeira de Freitas; Ismael Trindade, gestor de projetos do Sebrae; Rui Dias, vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário; Gilson Liberato, Coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); entre outros parceiros.