Em 10 anos, 496 jovens já participaram do projeto, dos quais70% estão inseridos no mercado de trabalho em todo o Brasil

O Formare Aprendiz é uma parceria da Suzano com a Fundação Iochpe e visa capacitar jovens para o mercado de trabalho. Em salas de aulas, instaladas nas fábricas da empresa, é ministrado o curso de Operador de Processo de Produção, com duração de 11 meses, sendo 400 horas teóricas e 920 horas práticas. Todos os jovens são contratados pela empresa no regime CLT, como Aprendiz. Os educadores são colaboradores da Suzano que dedicam seu tempo e transmitem sua experiência para a formação destes jovens. Na Unidade Mucuri, atualmente, a empresa atua com 82 voluntários, entre educadores e orientadores de atividades práticas. Os 22 jovens desta turma que se formaram, 23% já foram contratados pela empresa.
"Nós temos um projeto redondo: a combinação de um bom projeto social, com a formação profissional de jovens da região e com o desenvolvimento dos nossos colaboradores e parceiros como educadores voluntários. O Formare é uma ponte, uma via de mão dupla que nos aproxima da comunidade. Os jovens aprendem conosco sobre o mercado de trabalho e nós com eles sobre a comunidade”, explica Carlos Alberto Griner.
A 10ª turma do Formare Aprendiz já está em sala de aula. São 20 jovens de 18 e 19 anos completos, das regiões de Mucuri, Itabatã e Posto da Mata, que também aprenderão a função de Operador de Processo de Produção.
Sobre a Suzano Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 91 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano.