A Prefeitura Municipal de Ilhéus, sul do estado, confirmou 38 casos de arboviroses até a presente data, dos quais 25 foram de zika e 13 de chikungunya. O boletim foi divulgado pelo setor de Vigilância Epidemiológica e de Endemias (Viep) na última segunda-feira, 28 de novembro e segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outros 1.106 casos se enquadram como suspeitos e aguardam análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen).
Com a chegada do fim do ano, tradicionalmente aumenta o número de focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Conforme o Viep, algumas localidades do município registraram aumento do número de casos e estão em situação de alerta.
A Secretaria de Saúde explica que os agentes de combate às endemias realizam um trabalho educativo para alertar a população, pois a comunidade tem papel central na prevenção das doenças.
Os munícipes devem cobrir tanques e tonéis, evitando o acúmulo de garrafas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos que ficam ao ar livre com água parada.