Publicidade Davaca novo

Sobe 50% o número de mortes por gripe H1N1na Bahia

Por Neuza em 14/04/2016 às 12:32

 

 

 

Sobe para seis o numero de mortes provocadas pela gripe H1N1, e 25 casos confirmados da doença, na Bahia, sendo que 17 deles foram registrados na capital baiana, isso equivale um aumento de 50% dos casos registrados até agora.

Além de ter dobrado onúmero de mortes na Bahia, provocados pelo vírus, o número de pessoas contaminadas pelo H1N1 aumentou em 127%, segundo o último relatoria divulgado na semana passada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) que indicava 3 mortes e 11 casos confirmados,registrados entre1º de janeiro e 13 de abril.

Oito municípios baianos já registraram vários casos confirmados da doença, sendo, Salvador, com 17 casos e Vitória da Conquista com dois, o que equivale a 68% das notificações. Nos municípios de Boa nova Boquira, Feira de Santana, Guanambi, Ibipeba e Lauro de Freitas foi registrado um caso em cada município. As mortes foram registradas em Salvador (3), Boquira (1), Ibipeba (1) e Vitória da Conquista (1).

Esta semana a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgou nota informando a antecipação da vacinação contra H1N1 para o dia 18 de deste mês de abril. Os Postos de e Centros de Saúde de todo o Estado estarão preparados para iniciar a vacinação a partir de segunda feira (18). Já no dia 30, será realizado o Dia D de mobilização nacional. A campanha nacional contra gripe está marcada pra começar em 30 de abril, mas pelo menos em oito estados e no Distrito Federal a aplicação das doses acontece antes. Em São Paulo, devido o alto índice de pessoas infectadas, a campanha começou desde o dia 10 deste mês.

Os médicos tem recomendado que as pessoas para evitar contrair a gripe as pessoas evitem lugares aglomerados, lave as mãos várias vezes ao dia, evite ambientes fechados, evite contato com pessoas que esteja com o sintoma da gripe, como espirro e tosse, evite dividir objetos de uso pessoal, manter a casa com janelas abertas e ventiladas e procurar o serviço de saúde aos primeiros sinais de gripe.

Fonte: Neuza Brizola/Bahiaextremosul.

Tags:   Bahia
publicidade