Publicidade Davaca novo

Situação de emergência chega a 144 municípios baianos

Por Neuza em 24/09/2014 às 08:33

Municípios apostam em cisternas de polietileno para conviver melhor com a estiagem

 

 

 

 

 

Os decretos de situação de emergência têm se tornado cada vez mais frequentes em 2014 no estado da Bahia: 144 dos 417 municípios do Estado estão com dificuldades por conta da seca. Esse número equivale a 35% dos municípios baianos. Apesar da gravidade dos números, a situação tem sido atenuada por conta da presença cada vez maior das cisternas de polietileno. Pelo menos 58 cidades foram beneficiadas com a instalação de 46.584 reservatórios que permitem o armazenamento de 16 mil litros de água, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses.

 

É o caso da dona Marisete Santos Oliveira, de 45 anos, que vive em Santa Teresinha, cidade de 10 mil habitantes do Centro-Norte baiano, distante 200 km de Salvador. "Com a chegada dessa cisterna a vida da gente mudou e muito. Todo mundo aqui sofria sem ter onde armazenar água, quando chovia. No verão, a situação era ainda pior. Todo dia a gente ia longe para buscar água no barreiro, uma água que só a gente sabe como sofria para pegar”. O agricultor Gilberto Santos de Oliveira, de 28, também destacou a mudança com a chegada do reservatório. "Agora a gente só precisa ir no terreiro de casa e pegar água, sem dificuldade nenhuma. Eu não aguentava mais ver minha mãe carregando lata d’água na cabeça pelo mundo a fora, pra poder colocar o que beber dentro de casa”, lembrou

 

De acordo com a Acqualimp, uma das fornecedoras das cisternas de polietileno no País, o material utilizado na fabricação dos equipamentos é adequado à região. "A resina de polietileno somente pode fundir a uma temperatura de 147º C, sendo que na região a temperatura máxima pode oscilar em torno de 50 º C em períodos de clima mais severo, o que desmistifica a informação incorreta de que as cisternas derretem no calor do semiárido.”, explicou Amauri Ramos, diretor da companhia.

Fonte: Carlos Maciel

Tags:   Bahia
publicidade