A Cooperativa de Credito de Livre admissão de Associados Teixeira de Freitas (SICOOB), situada á Rua Antônio Chicon Sobrinho, 141, Centro, Teixeira de Freitas-BA, realizou na noite desta sexta feira, 23 de janeiro, uma Assembleia Geral Extraordinária, para eleição de delegados.
A eleição dos delegados se deu para atender as exigências normativas que determina que as cooperativas que tenham agências com mais de 50 km de distancia e tenha acima de três mil associados tem que passar para o regime de delegados, informou o Sr. Ivo Azevedo, presidente do Sicoob.
As normas anteriores permitiam que os associados tivessem o direito a voto nas assembleias, como o Sicoob Teixeira de Freitas, já conta com mais de cinco mil associados, as regras foram mudadas. Agora os associados elegem os delegados para representa-los nas assembleias, cada P.A, ou seja, agência tem o numero de delegados condizente com o tamanho da agencia.
Os associados podem participar das assembleias, terão direito a voz, mais não mais, terão direito a voto, uma vez que eles elegeram seus delegados que votarão nas assembleias, inclusive para eleger as diretorias.
A agência de Teixeira de Freitas passa a contar com treze delegados e sete suplentes, já as outras sete agências terão delegados com numero proporcional ao tamanho da agência.
Segundo José de Castro Dias (Zé Dias), diretor presidente, a importância da eleição para delegado, vai melhorar a representatividade da cooperativa que tem mais de cinco mil associados e sete agências, sendo que a de Brumado fica a mais de 600 quilômetros de distância o que dificulta a vinda dos associados para as assembleias. O Sicoob planeja par aos próximos cinco anos a instalação de 08 novas agências na região de Brumado, disse Zé Dias.
A cooperativa foi criada com a finalidade de atender o produtor rural, hoje qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica, pode se associar, segundo Zé Dias, mais antes, seguindo o que o estatuto exige, uma comissão avalia a capacidade, idoneidade moral e se, não tem nome sujo na praça, e, só depois desta avalição o pedido de sociedade será aceito, como em toda empresa, finalizou o diretor presidente.
A próxima assembleia extraordinária vaia acontecer em Abril quando será apresentado o exercício financeiro do ano passado. Todos os associados poderão comparecer, mais não poderão votar, já que, esse direito foi delegado aos delegados.