A nona morte por dengue foi confirmada na Bahia nesta terça-feira (5). De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a paciente era de Vitória da Conquista, cidade que fica na região sudoeste. De acordo com a Sesab, 122 municípios do estado estão em epidemia.
Esta é a segunda morte pela doença contabilizada no município. O sudoeste concentra o maior número de mortes, com casos em Jacaraci e Barra do Choça, por exemplo. Relembre as cidades que registraram morte por dengue:
Jacaraci, no sudoeste da Bahia (2);
Ibiassucê, no sudoeste da Bahia;
Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia (2);
Barra do Choça, no sudoeste da Bahia;
Piripá, no sudoeste da Bahia;
Irecê, no norte da Bahia;
Feira de Santana, a 100 km de Salvador.
O caso mais recente foi a morte da farmacêutica Gabriela Gomes Santo, em Barra do Choça. Ela estava grávida de quatro meses.
Segundo a Secretaria de Saúde de Barra do Choça, a paciente deu entrada no Hospital Municipal José Maria de Magalhães Neto, em estado grave.
Ainda segundo a secretaria municipal, Gabriela tinha anemia falciforme, o que agravou ainda mais o quadro. A morte de
Gabriela foi registrada dia 20 de fevereiro, mas a confirmação foi feita em 1º de março.
Dias antes de Gabriela, uma criança de 5 anos também morreu em Jacaraci.
Epidemia
De acordo com a Sesab, ao todo, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta.
Foram contabilizados quase 30 mil casos prováveis até o dia 2 de março deste ano, o que corresponde a um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.