Publicidade Davaca novo

Semana da Agricultura Familiar é encerrada com chave de ouro; afirma secretário Dori Neves

Por Neuza em 19/08/2019 às 05:26


A Semana da Agricultura Familiar que teve inicio na última terça-feira, finalizou neste domingo (18) com chave de ouro mais uma edição. A iniciativa que teve como foco direcionar as políticas públicas aos pequenos agricultores, teve como promotora a Secretaria Municipal de Agricultura e parceiros, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Bem Estar Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, IF Baiano, Ceplac, Setaf, Semaf e Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas que realizou atividades com a temática “Desenvolvimento em tempos de crise”.

Esteve compondo a mesa da solenidade, Jusilene (Córrego do Maribondo), Veronilton (Comunidade Arara), Alex Fernandes (Pres. da ONG Paspas), Ronaldo Cordeiro (Pres. da Câmara), Artur Teixeira (Pres. da Coopmixta) e Dori Neves (Sec. de Agricultura).

O Secretário da Agricultura, Dorivaldo de Almeida Neves (Dori Neves), ressaltou que a semana foi uma oportunidade de incentivar e divulgar a agricultura do município, como também expôr o que é produzido pelo campo e conscientizar a importância do trabalho dos agricultores.

Dori Neves aproveitou para parabenizar o empenho das secretarias e demais apoiadores que contribuíram para o sucesso da semana. “Quero parabenizar todos os representantes presentes e entidades filantrópicas que trabalham em parceria com a Secretaria de Agricultura, distribuindo alimentos adquiridos dos agricultores do nosso município para as pessoas que vivem uma situação de vulnerabilidade social. Também quero agradecer o presidente da Câmara e os vereadores que tem dado todo apoio necessário para a Secretaria. Também agradecer o Prefeito Temóteo Brito pelo apoio que tem dado através de equipamentos e pessoas especializadas para trabalhar em nossa equipe.

Entre os agradecimentos, Dory também mencionou a mídia e a imprensa local, o PAT da Mandiocultura, CEPLAC, IF Baiano, e fez questão de ressaltar a equipe da Secretaria de Agricultura.

O secretário também rememorou o compromisso e transparência que foi regido dentro dos três anos de sua gestão à frente da Secretaria da Agricultura, também ressaltou as conquistas adquiridas para benefício do agricultor. “Estamos no terceiro ano da nossa gestão e fizemos uma abertura na Câmara de vereadores com prestação de contas e lançamento do Serviço de Inspeção Municipal, que vai proporcionar aos produtores que industrializam seus alimentos o certificado que abrirá o mercado a esses produtores, como também dará segurança ao consumidor. Estamos aqui para ajudar esses agricultores, isso é uma conquista da nossa gestão.”

Dori faz um balanço positivo da Semana da Agricultura Familiar.

“No segundo dia da Semana da Agricultura Familiar estivemos na Comunidade São Sebastião junto com a Secretaria de Agricultura, comitê gestor do PAT da Mandiocultura, Polimata, representante do Governo através da Bahiater, para realizar a colheita e a pesagem do primeiro maniveiro. Nós que somos parceiros de um projeto que está sendo desenvolvido no Extremo Sul, colhemos as primeiras manivas da variedade Formosa e para quem não sabe, a média de produção de mandioca é de 10 toneladas por hectare em nossa região, foi colhido 38 toneladas por hectare. Isso é muito importante para o pequeno, médio e grande agricultor. Estamos nos tornando um grande pólo de qualidade na mandiocultura, cujo produto tem muitas finalidades que precisa ser melhor aproveitado”.

O secretário também fala sobre como os pequenos agricultores de Cachoeira do Mato foram beneficiados com a doação das áreas para o cultivo. “Tomando conhecimento dos moradores de Cachoeira do Mato que estavam sofrendo com a falta de emprego mas que eram agricultores, e que eles já haviam feito um pedido de ajuda ao Prefeito e ao presidente da Câmara, eu, o prefeito e o secretário de administração João Carlos fomos até Cachoeira e desenvolvemos o projeto na área que foi adquirida através de comodato, e após elaborar o projeto, entregamos para 32 famílias o documento e a terra, dividida e piquetada com o solo já preparado para o plantio e produção futura”.

E reitera: “É impagável ser recebido com o brilho nos olhos das pessoas daquela comunidade. Tivemos uma reunião em cada sala, onde durante a Semana da Agricultura Familiar, Cachoeira do Mato recebeu uma equipe de Saúde, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente. É muito importante essa união das secretarias, sozinho ninguém faz nada”.

“Também fizemos o preparo de solo para uma horta comunitária onde percebemos o engajamento dos alunos, professores e demais pessoas que irão tocar aquele projeto, preparamos também uma área para  mais um maniveiro do PAT da mandiocultura com objetivo de fornecer manivas de qualidade selecionada. Foi um dia fantástico, com café da manhã e almoço para os funcionários e participantes.”

A Secretaria de Educação através do departamento de cultura promoveu shows com danças de balet, comédia e com jogo de capoeira ensinando os primeiros passes para a garotada de Cachoeira do Mato que ficaram encantadas com os mestres da capoeira.

O presidente da Câmara, Ronaldo Cordeiro, também avaliou de forma positiva a Semana da Agricultura Familiar. “Fechamos com chave de ouro. As secretarias mostrando a força que tem através das ações junto aos parceiros e programas que veio para beneficiar o homem do campo. Nosso Prefeito Temóteo Brito está de parabéns pelo total apoio as secretarias e famílias para que os projetos possam ser desenvolvidos dentro das comunidades. Quero com muita alegria comemorar a aquisição desse trator que irá fortalecer ainda mais os projetos que estão sendo elaborados. Em nome de todos meus colegas coloco a Câmara Municipal à disposição de vocês.”

A semana finalizou com a realização de um culto ecumênico e com a entrega das chaves de uma máquina agrícola para a Secretaria da Agricultura fazer uso nas comunidades agrícolas. “Estamos fechando a nossa semana recebendo esse trator, super moderno, que faz parte de um pacote de máquinas e equipamentos e esse já será enviado para beneficiar os agricultores. E outros já estão a caminho”.

O Secretário ao encerrar seu pronunciamento falou sobre a próxima exposição agropecuária de Teixeira de Freitas que foi resgatada pelo prefeito Temóteo Brito no primeiro ano da sua atual gestão. Temóteo foi o idealizador e construtor do parque de exposição que leva seu nome, e que representa o simbolo do progresso do agronegócio da nossa região, quando na década de 70 arrebatou de Nanuque o título de capital da agro-pecuária do Extremo Sul da Bahia. O secretário acredita que a próxima exposição poderá superar todas as outras que já foram realizadas, devido a força do agronegócio que vem cada vez mais se fortalecendo na nossa região usando tecnologia de ponta.

Fonte: Foco no poder

Tags:   Encerramento Semana da agricultura familiar
publicidade