Publicidade Davaca novo

Secretário de agricultura de Teixeira de Freitas visita plantação de café conilon

Secretário de agricultura de Teixeira de Freitas visita plantação de café conilon

Por Neuza em 11/07/2017 às 16:53

Terras férteis, chuvas regulares e água, são ingredientes essenciais para a expansão da lavoura no extremo sul da Bahia. Com uma grande diversidade cultural, o extremo sul tem espaço para a cana de açúcar, eucalipto, abóbora, melancia, feijão, milho, mamão e nos últimos anos, a lavoura do café vem ganhando espaço cada vez maior entre os produtores.

O secretário de agricultura, Dorivaldo de Almeida Neves, acompanhado do presidente do Sindicato Rural, Artur Teixeira, de Cásio Farias e do Jornalista Dilvan Coelho, visitou na tarde desta terça feira (11), a fazenda Âncora, de propriedade do Sr. Roselito Bonadiman, que fica localizada a poucos quilômetros do centro de Teixeira.

Com pouco mais de 90 hectares plantadas, a fazenda chama a atenção pela diversidade do plantio que intercala banana da terra com café conilon. Segundo Roselito, ele chegou aqui, vindo do Espírito Santo há 18 anos e sempre cultivou café “as terras são apropriadas para o cultivo do café, o dinheiro é garantido, eu vivo do café, eu vivo bem” garantiu Roselito que chega a colher 10 mil sacas por safra. O plantio de café é intercalado com a plantação de bananas,primeiro se panta a banana, depois, aproveitando a sobra, planta-se  as mudas de café.

A colheita é semi mecanizada, mesmo assim, assegura um bom numero de empregos diretos e indiretos, garantiu o proprietário que ainda mantêm uma usina de secagem com cinco fornos que oferece serviço para mais oito produtores. O café tem retorno garantido, você pode vender a safra mesmo antes de colher ou deixara para vender um ano depois, o mercado é garantido, as cooperativas nos dão essa garantia, disse Roselito.

Mesmo com a seca que castigou a Bahia no ano passado, a safra de café foi de 45,8 mil toneladas de café, este ano, com as chuvas regulares que caíram no estado a safra deve chegar a 82,4 mil toneladas, um aumento de 80% na colheita, segundo dados do Globo Rural. Na fazenda Âncora, a irrigação é feita por gotejamento e monitorada, o que evita o desperdício de água, informou o proprietário da fazenda.

Para o secretário de agricultura, a visita é uma forma de buscar informações sobre a cultura do café  que vão ajudar a elaborar projetos para garantir melhores assistências aos produtores. Dori também explicou que a região já é grande produtora de café, e ele enquanto secretário está lutando para criar a patrulha mecanizada, entre outros projetos,  para melhorar as estradas rurais e ajudar o produtor no escoamento da produção.

Roselito Bonadiman também vai participar do 1º Concurso do Café Conilon de Qualidade que vai abranger as cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Medeiros Neto, Alcobaça, Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Prado, Lajedão, Ibirapuã, Itanhém e Vereda. O vencedor do concurso será conhecido no mês de outubro durante a Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas.

Fonte: Neuza Brizola/Portaldoextremosul

Tags:   Teixeira visita fazenda de café
publicidade