De 4 a 8 de Abril à Prefeitura de Itanhém, por meio da Secretaria de Agricultura e Secretaria da Educação, em parceria com a ONG Terra Viva de Itamaraju, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itanhém e a BAHIATER, realizou um mutirão para mobilização das comunidades rurais, para se tornarem fornecedores do programa "Merenda da Roça".
O objetivo das reuniões, que passou pelos sete distritos e mais três comunidades rurais, foi explicar o fornecimento do programa, cadastrar os agricultores e, principalmente, garantir assistência técnica para produção de alimentos saudáveis, com regularidade, diversidade e qualidade, para o fornecimento às escolas do município.
A assistência técnica para o projeto será garantida através de uma parceria com a ONG Terra Viva e a BAHIATER, Superintendência de Assistência Técnica do Estado da Bahia, que vão acompanhar até 100 agricultores no município de Itanhém, com foco na produção de alimentos para o Merenda da Roça, mas, também, outros sistemas como a pecuária e o café, desde que o agricultor esteja inserido nos três programas.
As visitas foram muito bem recebidas pelas comunidades, com a participação de diversas pessoas. O vice-prefeito, Alex Chaves, que participou ativamente dessas reuniões, avaliou o mutirão como importante, tanto para a gestão municipal conhecer como estão as comunidades e como está a produção, bem como para que as comunidades entendam a importância do programa, para garantir alimento de qualidade para os estudantes e renda para os agricultores familiares do município.
Para a secretária de Educação, Normélia Alquilina, "as parcerias é que vão garantir uma gestão municipal com eficiência e de sucesso".