A Secretaria Municipal de Saúde de Lajedão, através do setor de Vigilância em Saúde esclarece à população Lajedaense que, mesmo com os trabalhos e informações realizados pela equipe de agentes de endemias e campanhas de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, na semana epidemiológica nº 05 foram notificados 06 casos suspeitos para dengue, que seguem em investigação. Esse dado coloca o município epidemia para a Dengue, segundo a SESAB, visto que o número de casos notificados estão acima de esperado.
Solicitamos a todos que fiquem atentos aos sinais e sintomas: febre alta, dores de cabeça e em região dos olhos, dores nas articulações e nos músculos, fraqueza ou falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e manchas avermelhadas no corpo. Procurem uma unidade de saúde para avaliação ao surgirem quaisquer dos sintomas e evitem auto medicação.
Sabemos que o combate ao Aedes Aegypti é RESPONSABILIDADE DE TODOS, para isso é necessário eliminar os criadouros do mosquito como: guardar garrafas de cabeça para baixo, retirar os pratos de vasos de plantas, manter barris e caixas d'água bem tampados, não deixar água da chuva acumulada sobre lajes, limpar calhas, lavar as vasilhas de água dos animais, não acumular pneus e entulhos.
Informamos que a Secretaria Municipal de Saúde de Lajedão está solicitando o carro para BORRIFAÇÃO FUMACÊ ao governo do Estado da Bahia e estamos adotando as devidas medidas necessárias para fortalecer o Combate ao mosquito Aedes Aegypti.