Publicidade Davaca novo

Secretária de saúde de Ibirapuã participa de encontro em Teixeira de Freitas e fala dos avanços na saúde do município

Por Neuza em 21/03/2018 às 12:36

Visando buscar conhecimento e melhorias para a saúde de seu município, a secretária de saúde de Ibirapuã, Andrea Carmona da Silva, participou nesta segunda e terça feira (19 e 20), junto com outros secretários do extremo sul da Bahia, do encontro para discutir a Programação Pactuada Integral (PPI).

Segundo a secretária, o encontro foi de fundamental importância as discussões sobre pactuação para que as ações envolvendo exames, consultas e internações sejam executadas e direcionadas a outros municípios, já que a cidade é pequena e ainda não oferece todos os serviços de saúde que a comunidade carece.

Carmona explicou que o encontro serviu de diretrizes para nortear os município menores onde buscar serviço de média e alta complexidade e quais os municípios que estão aptos a atendê-los e que vai receber o recurso disponibilizado pelo governo para atender a sua comunidade “nós temos como referência Teixeira de Freitas, sendo que outros serviços também são pactuados em outros municípios, o estado deposita esse incentivo, essa quantia nos municípios maiores que vão atender municípios menores, incluindo Ibirapuã que não possui ainda um serviço de alta complexidade para atender nossa comunidade” enfatizou a gestora.

Pra Carmona, a grande dificuldade de um município pequeno como Ibirapuã, são as dificuldades no atendimento de internações das doenças mais complexas, de cirurgias. A secretária também falou que, recentemente houve os mutirões de cirurgias eletivas, isso melhorou, mas não sanou o problema e a grande dificuldade que ela enfrenta são as cirurgias e internações de urgências, com a pactuação o problema pode ser amenizado.

A cidade de Ibirapuã tem o Centro de Saúde Isaura Chácara que atende pequenos procedimentos, mas não tem equipamentos para atendimentos mais complexo, mais segundo Carmona, ela com o apoio do prefeito Calixto Ribeiro, já está em busca de projetos e para isso conta com apoio dos deputados da base, para equipar o hospital “nós já estamos quase finalizando, já temos um sinal positivo do estado em contratualizar o nosso hospital que vai atender, não os nossos serviços mais graves , mas vamos fazer do nosso centro hospitalar, o Centro Isaura Chácara como hospital, vamos atender muitas coisas, infelizmente em outras cirurgias mais graves ainda temos que depender de um centro maior”.

Carmona também falou das conquistas do governo Calixto Ribeiro em apenas um ano e dois meses de gestão. Vejamos “Uma satisfação muito grande trabalhar nessa gestão, nós tivemos avanços consideráveis em atendimentos com especialidades em nosso município, atendimento nas cirurgias quase em sua totalidade. Das cirurgias que estavam na dependência, que estavam na fila de espera, não que zeramos ainda, mas foi de grande conquista esses encaminhamentos para as cirurgias eletivas, tivemos melhora na atenção básica, informatização em todos os postos e toda atenção básica, tivemos o concurso de eletivos para agentes de saúde, dando cobertura em todas as áreas de atuação. Entre as nossas conquistas, tivemos muitas consultas e muitos exames também foram disponibilizados, obviamente, o município não é diferente do Brasil na sua totalidade, pela precariedade da saúde, infelizmente nós sofremos porque o município é pequeno, mas graças a Deus, temos um gestor que tem a sensibilidade de nos atender para atendermos melhor nosso município. Tivemos inúmeros avanços na saúde, no que toca o atendimento a pessoa, consultas, exames, cirurgias, melhoria para os funcionários e unidades, graças a deus estamos muito satisfeitos com nossos ganhos”.

Carmona concluiu sua fala enaltecendo outras conquistas, “estamos buscando equipar o nosso hospital que é nosso marco, temos também a questão de zerar as cirurgias, os atendimentos e as parcerias com os municípios pra atender e também voltar as especialidades no nosso município que é psiquiatria, psicologia, pediatria. E lembrando que estamos em via de sermos atendidos com uma nova unidade do PSF e do CAPS, já em fase de construção, finalizou a secretária.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Ibirapuã carmona encontro saúde
publicidade