Publicidade Davaca novo

Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas recebe mudas de mandioca do Projeto Reniva

Os municípios de Caravelas e Ibirapuã também foram contemplados com a mesma quantidade de mudas.

Por Neuza em 20/07/2018 às 15:46


Dando início as comemorações da Semana da Agricultura Familiar, a Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas recebeu na tarde desta sexta-feira, 20 de julho, 5.000 mil mudas de mandioca do Projeto Reniva, do governo do estado. Os municípios de Caravelas e Ibirapuã também foram contemplados com a mesma quantidade de mudas.

As mudas do Projeto Reniva são desenvolvidas pela Embrapa de Cruz das Almas e são distribuídas aos mandiocultores que recebem, multiplicam e distribuem as mudas de qualidade genética e fitossanitária para produtores inscritos no projeto.

A maniva-semente ou, simplesmente, maniva — para o plantio sempre foi um grande problema para o produtor de mandioca e uma das maiores demandas para a Embrapa Mandioca e Fruticultura. Percebida pela equipe do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia (STT), essa dificuldade acabou gerando o projeto “Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária para o estado da Bahia” (Reniva). Sendo considerado um projeto estratégico primeiramente pelo governo da Bahia, chamou a atenção também do governo federal e ganhou versão no Programa Brasil sem Miséria (PBSM), custeada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e em ação proposta pelo Ministério da Integração Nacional (MI)

Apresentado, em 2011, à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados da Bahia, o projeto tornou-se uma das prioridades no planejamento estratégico desse fórum, sendo encampado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), que alinhou a proposta ao programa Vida Melhor, do governo estadual. 

O foco do projeto é o pequeno agricultor, que vai receber lotes de mudas livres de pragas e doenças de variedades de mandioca geradas ou recomendadas pela Embrapa, resistentes a doenças e altamente produtivas, e de uso tradicional dos produtores, multiplicadas pelo maniveiro, como é chamado o produtor de mudas de mandioca.

O Secretário de Agricultura de Teixeira de Freitas, Dori Neves, um dos incentivadores do projeto na região, disse que estava feliz, porque depois de muito tempo que esse projeto começo a ser elaborado, muitas reuniões e estratégias e teorias, finalmente agora começou a parte prática.

Dori explicou que o projeto já foi implantado em alguns municípios, e agora chegou a vez de Teixeira de Freitas, Caravelas e Ibirapuã, receber as mudas de qualidades variadas e livres de doenças. As mudas, de variedades altamente produtivas vão ser plantadas em uma comunidade e depois serão replicadas para as comunidades de Araras, jardim Novo e Menino Jesus, e no futuro, outros produtores também serão beneficiados.


As mudas são entregues de acordo com a aptidão de cada região, considerando os resultados de pesquisas e também as variedades tradicionalmente plantadas pelos agricultores. Dori explicou que a princípio, as atividades do projeto Reniva são conduzidas pelos parceiros regionais e têm início com as análises de detecção de viroses nas plantas matrizes (básicas), tanto das variedades tradicionais quanto dos genótipos melhorados pela Embrapa. A essa etapa dá-se o nome de indexação. Essas plantas básicas livres de pragas e doenças são, então, encaminhadas para as biofábricas de mudas, que as multiplicam in vitro e aclimatizam grandes quantidades depois são distribuídas para os parceiros do projeto que as distribuem para os produtores de cada região.

Daniel Siquara, secretário de agropecuária e pesca de Caravelas, levou 5 mil mudas que serão plantadas nas comunidades de Rancho Alegre e Nova Tribuna e aproveitou para tem mais de um ano que está estudando o projeto junto com a Ceplac e o Governo da Bahia, e a chegada das mudas que serão plantadas nas unidades demonstrativas vão fortalecer a Agricultura Familiar no município.

Já Vinícius Chácara, secretário de agricultura de Ibirapuã, disse que o projeto é de grande valor e vaia tender agricultores “ a gente sabe que tá saindo do papel e a gente sabe que é muito importante para o pequeno produtor” explicou o secretário, As mudas enviadas para Ibirapuã a princípio serão plantadas em uma área irrigada e dentro de alguns meses serão replicadas para os produtores inscritos no projeto, disse Vinícius.

Fonte: Neuza Brizola

Tags:   Teixeira mudas mandioca
publicidade