Publicidade Davaca novo

Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas implanta novas tecnologias em unidade demonstrativa de mandiocultura

A Mandiocultura vem chamando a atenção de investidores, que acreditam na força do campo e sua produção para elevar a economia do município.

Por Neuza em 18/02/2019 às 12:06

Técnicos da secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, em parceria com a Polímata (equipe técnica da Suzano S.A), realizaram, na última quinta-feira (14), uma visita técnica na Área Demonstrativa da Comunidade Arara, na zona rural do município. 

O objetivo foi ensinar as técnicas de adubação foliar com a utilização de manipueira (líquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha), como dosagem e modo de aplicação.
A visita faz parte do Plano de Ação do Território Extremo Sul da Mandicultura, que visa mobilizar o crescimento econômico regional através das áreas demonstrativas e maniveiros, que funcionam como modelo para aplicação das técnicas e capacitação dos produtores.

O técnico da secretaria de Agricultura, Kaká Farias, explica que a adubação foliar tem a vantagem de ter uma absorção maior pela planta de nutrientes pouco móvel, como o cálcio e fósforo e salienta a importância de trabalhar em parceria com empresas privadas. “No que diz respeito a levar tecnologia e informação ao produtor da agricultura familiar, as parcerias dão muito certo e, juntos, poder público e privado, podem contribuir para o desenvolvimento da região”. 

O engenheiro agrônomo, Leandro Rocha, diz que como se trata de uma adubação orgânica, a manipueira não é nociva e não traz malefícios à saúde humana, assim não há necessidade de uso de EPI.
“A água de manipueira provoca danos ambientais se não for usada corretamente. Por isso, é fundamental que os produtores recebam treinamento para aplicar as técnicas corretamente, pois esta água é um produto de adubação que melhora a produção e diminui os custos do cultivo”, explicou Augusto Machado, coordenador da Polímata Soluções Agrícolas e Ambientais,

A Mandiocultura vem chamando a atenção de investidores, que acreditam na força do campo e sua produção para elevar a economia do município.

Fonte: Bahiaextremosul

Tags:   Mandiocultura Tx. de Freitas
publicidade