Desenvolver e capacitar micro e pequenos empresas fornecedoras. Esse é o principal propósito da parceria estabelecida entre o Sebrae em Teixeira de Freitas e a Suzano, por meio do programa Semear. Na última quarta-feira (19), a realização da palestra online “Desafios e oportunidades para o segmento de transportes rodoviários”, direcionada a empresários de transporte de madeira, marcou o retorno das atividades.
O encontro contou com a presença do gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, da representante da Suzano, Daniela Datrino, e do coordenador das ações do programa Semear no Sebrae, Flavio Pereira. Participaram também 26 empresários, além do consultor Fernando Amaral, responsável pela condução da palestra.
Dentre os objetivos do programa de desenvolvimento empresarial estão a promoção da troca de experiências, fortalecimento da gestão e competitividade e a aproximação com o Sebrae e com empresas compradoras, a exemplo da Suzano. Antes da suspensão de atividade presenciais devido à pandemia do novo coronavirus, já havia acontecido o evento de lançamento do programa, com a realização de uma palestra motivacional e com temáticas ligadas ao empreendedorismo, uma oficina de gestão financeira, além de consultorias individuais também na área de finanças.
“Esse conjunto de ações é necessário para o apoio à gestão das micro e pequenas empresas, sobretudo nesse momento de pandemia, no qual os negócios precisam funcionar de forma eficiente e eficaz. Devido ao distanciamento social, ofertamos algumas capacitações da plataforma on-line do Sebrae Nacional, mas é importante essa retomada. Embora ainda em um ambiente virtual, esse tipo de evento gera ainda mais engajamento dos empresários nas ações propostas”, explica Alex Brito.
Ainda está previsto para ocorrer, nos próximos meses, uma segunda oficina de gestão financeira e palestras sobre tributação e responsabilidade socioambiental, além de um encontro de encerramento. Os participantes terão acesso ainda aos cursos on-line Como Controlar o Fluxo de Caixa, Gestão Financeira e Controles de Gastos no Serviço, disponibilizados através da plataforma de Capacitação virtual do Sebrae.
“O Semear é uma das formas de gerarmos e compartilharmos valor com a sociedade. Através do programa, ajudamos a desenvolver fornecedores locais e auxiliamos o empreendedorismo nas localidades onde atuamos. Ficamos muito felizes em contribuir com a capacitação e formação de potenciais parceiros para atuarem na nossa cadeia”, avalia a gerente executiva de suprimentos da Suzano, Viviane Licht.
Para mais informações e conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link t.me/sebraebahia.