As belezas naturais são um grande atrativo turístico do Extremo Sul da Bahia e, consequentemente, um braço forte da economia. A Costa das Baleias consegue atrair turistas de todo o país que visitam para a região interessados não apenas na possibilidade de avistar os mamíferos entre junho e novembro, mas que são encantados pelo conjunto da obra.
Para ajudar a potencializar a possibilidade de negócios na área, o Sebrae em Teixeira de Freitas dá início, em 2019, ao programa Turismo Costa das Baleias, que engloba os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, explica que o trabalho envolve alguns eixos importantes para a área do turismo, a começar pela cooperação. Ele afirma que a intenção é conseguir trabalhar as instâncias de governança dentro da Costa das Baleias.
“Cada município tem, hoje, um Conselho Municipal de Turismo, uma instância local, e estas são concentradas em uma Câmara de Turismo. Iremos incentivar o desenvolvimento de um processo de liderança forte nas cinco cidades que fazem parte”, afirma.
Além da cooperação, o segundo eixo é mais econômico, com foco em acesso ao crédito para empreendedores e empresários. Para isso, serão levadas até eles opções de produtos do BNDS, Desenbahia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e outros parceiros importantes, a exemplo do Sicoob Extremo Sul, que já tem um convênio com o Sebrae em Teixeira de Freitas.
Capacitação
A capacitação empresarial, em suas diversas variantes, também é ponto destacado no programa. A pesquisa é um item importante nesse processo, já que ela mostra o perfil do turista que procura a região: quem é, de onde vem, quando vem, a sensação de estar aqui, a avaliação desse destino, entre outros quesitos. Essa pesquisa é o que ajuda a nortear outras etapas, como a capacitação e a ação de mercado.
“Iremos também aos grandes centros emissores de turistas da nossa região e falar com parceiros que são importantes pra nós, como as agências e as operadoras de turismo, aproximando ainda mais o destino a essas empresas. Outra ação são as press trips, trazendo jornalistas dos maiores e principais veículos de comunicação do país pra cá, para divulgar as ações”, completa o gerente regional.
Para finalizar, a ideia também é fazer eventos empresariais, inclusive voltados para inovação e tecnologia, já que hoje tudo é feito de forma digital. Passagens, passeios e as reservas de hotéis e restaurantes podem ser feitos online, isso facilita.
Alex ressalta que o objetivo é trazer os grandes players do mercado para dialogar com a Costa das Baleias, desmistificando essa ideia de que vender para as grandes operadoras não é interessante. “Aí entra a capacitação, para que seja possível analisar e negociar com esses grandes nomes”, finaliza.