X
Publicidade Davaca novo

Sebrae encerra Ciclo I do Programa ALI com encontros regionais e destaque para boas práticas na educação

Ações reuniram quatro municípios, celebraram resultados e iniciaram o planejamento para 2026

Por Neuza em 09/12/2025 às 13:15

Sebrae encerra Ciclo I do Programa ALI com encontros regionais e destaque para boas práticas na educação

 Foto: Divulgação / Sebrae

O Sebrae em Teixeira de Freitas realizou, entre os dias 26 e 28 de novembro, os encontros de encerramento do Ciclo I do Programa ALI – Educação Empreendedora, reunindo escolas e gestores dos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. As atividades marcaram o fim de uma jornada de nove meses de acompanhamento, estímulo à inovação e fortalecimento da cultura empreendedora nas redes de ensino.

Em Belmonte, o encontro ocorreu na Câmara de Vereadores e celebrou o trabalho desenvolvido pelas escolas ao longo do ciclo. Já nos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, os encontros foram realizados no dia 27, reunindo equipes pedagógicas e representantes locais para compartilhar ações, destacar avanços e socializar boas práticas apoiadas pelo Sebrae.

No dia 28, em Teixeira de Freitas, o encerramento contou com a participação de grupos de trabalho e representantes das 14 escolas municipais e da escola estadual envolvida no Programa ALI. Estiveram presentes o secretário municipal de Educação, Edinaldo Resende, e a coordenadora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Maria Dias Assunção, e o gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, reforçando a importância da iniciativa para o desenvolvimento educacional da região.

“É motivo de grande satisfação contribuir não apenas com o desenvolvimento dos setores produtivos, mas também com a formação para a vida. Trabalhar educação empreendedora é despertar atitude, criatividade, visão de futuro e autonomia nos jovens, que vai muito além da abertura de um CNPJ”, enfatizou o gerente.

Os encontros também abriram espaço para o planejamento das ações de 2026, com foco em ampliar o impacto do programa e fortalecer ainda mais a integração entre escola, empreendedorismo e inovação. Ao longo desse ciclo, o Programa Educação que Transforma esteve presente no território apoiando projetos, estimulando metodologias inovadoras e conectando educadores a novas oportunidades de desenvolvimento.

Acompanhando os encontros, o gerente ainda destacou pessoas essenciais para o sucesso do Programa. “Agradecemos ao nosso Agente Local de Inovação para a Educação, Ricardo Marinho, ao consultor Neilton Soares e à gestora do programa Educação Empreendedora da UR 09, Renata Carvalho, pelo esmero, compromisso e pelas entregas que impactaram diretamente estudantes, professores e toda a rede de ensino. Mais uma vez reforçamos nosso compromisso com a transformação social por meio da educação”, acrescentou.

Fonte: Bahiaextremosul/Milka Morais

Tags:   Ciclo I Programa ALI Sebrae
publicidade