Cerimônia de encerramento da segunda turma do Programa Semear celebrou resultados positivos após 4 meses de consultorias e capacitações com 32 empresas
O Sebrae e a Suzano realizaram na última terça-feira (22), a cerimônia de encerramento da segunda turma do Programa Semear, no Extremo Sul da Bahia. A iniciativa em parceria com o Sebrae teve sua implementação em 2019, na Unidade Mucuri, e os resultados, desde a primeira turma, renderam frutos que se estenderam para outros estados onde a Suzano possui atuação, como Espírito Santo, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Desenvolver e capacitar micro e pequenas empresas fornecedoras. Esse é o principal propósito da parceria que proporcionou à turma formada 11 capacitações com foco em gestão financeira, planejamento estratégico, sustentabilidade, e inovação e diversidade. Foi trabalhado com as 32 empresas participantes, também, habilidades do empreendedorismo, a troca de experiências, fortalecimento da gestão e competitividade.
Na cerimônia de encerramento do programa, os participantes comentaram sobre as melhorias observadas na empresa, bem como o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. Além disso, prestigiaram o evento, representando a Suzano, o gerente de Logística Florestal, Ruffo Zirlando e o coordenador de Logística Florestal, Marco Galhardi. Pelo Sebrae, participaram o gestor responsável pelo programa Fellipe Almeida e o gerente regional em Teixeira de Freitas, Alex Brito, que na oportunidade parabenizou aos envolvidos pela promoção do empreendedorismo e aprendizado.
“O Programa surgiu a partir da percepção da necessidade de incrementar a gestão ao segmento de transportes que prestam serviço à Suzano Papel e Celulose. Essa ação, para além do empreendedorismo, é um ganho para todo empresariado e essa é uma das missões do Sebrae, suscitar o perfil empreendedor, com inovação e organizações estratégicas. O conhecimento é a semente que foi lançada e cada empresa já começou a colher os frutos”, destacou o gerente.