Fotos: Geraldo Carvalho
O Dia Nacional do Samba, celebrado nesta segunda-feira, 02 de dezembro, mais uma vez, ganha um significado especial na 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece de 11 a 15 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador. A conexão entre samba, tradição e a força da agricultura familiar se destaca com o 2º Festival de Samba de Roda da Bahia, que abrirá a programação musical da Feira, na quarta-feira (11/12).
O festival prestará uma homenagem à líder quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do Quilombo Pitanga dos Palmares, que dedicou sua vida à preservação cultural quilombola e à luta pela agricultura familiar. Jurandir Pacífico, filho de Mãe Bernadete e gestor cultural, afirma que o Festival de Samba de Roda Mãe Bernadete celebra o seu legado. “Ela esteve presente em 13 edições da Feira. É um momento para manter viva sua história e sua luta.”
Fotos: Geraldo Carvalho
Palco Samba: Ritmo e Cultura em Destaque
A novidade desta edição é o Palco Samba, localizado na praça gastronômica da Feira, que promete animar o público com apresentações de grandes artistas. Na sexta-feira (13/12), o cantor Taian Paim abre a programação, às 16h30. No sábado (14/12), a energia da jovem sambista Clara Castro contagia o público, a partir das 14h, seguida pelo grupo Representa às 16h30. No domingo (15/12), a festa começa às 14h com o grupo Pagode 75, seguido de Fragmentos de Samba.
Para o músico Baddel, da banda Fragmentos de Samba, essa é uma oportunidade de celebrar a força da cultura e da agricultura familiar. “No dia 15 de dezembro, estaremos no palco do samba mostrando que o ritmo é uma expressão de nossa história e identidade.”
Clara Castro também convida o público. “Estou muito animada para levar nossa energia e música para o Palco Samba. Quero ver todo mundo celebrando junto esse encontro especial de cultura e tradição”.
Fotos: Geraldo Carvalho
Muito Mais na Feira
Além de valorizar o samba e a música baiana, a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar oferece uma programação diversificada. São mais de 4 mil produtos da agricultura familiar comercializados, III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, praças gastronômicas com pratos típicos, feira agroecológica certificada e muito mais. Artistas consagrados como Jau, Filhos de Jorge, Adelmario Coelho, Jeane Lima e As Ganhadeiras de Itapuã enriquecem a programação para celebrar a Bahia, sua música e a força da agricultura familiar.
Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), a Feira conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Consórcio Nordeste e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.